WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/11/2014 - 150 profissionais da Saúde participam de capacitação sobre como atender idosos

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), promoveu o curso “Educação em Saúde para Idosos: necessidade de capacitação dos profissionais de saúde e criação de grupos no município de Uberaba”, destinado a 150 profissionais da pasta, entre enfermeiros, médicos, dentistas, agentes comunitários e psicólogos.

A capacitação foi coordenada pelo enfermeiro, especialista em saúde pública e professor da UFTM, Álvaro da Silva Santos, com participação de outros professores de enfermagem, medicina, fisioterapia, educação física, terapia ocupacional, serviço social e nutrição da instituição. Na primeira fase do projeto foi realizada pesquisa para ver a necessidade da rede. Depois de detectada, a capacitação foi realizada de maio a outubro e os profissionais foram divididos pelos três distritos, sendo 50 para cada distrito. Cada grupo teve quatro encontros, às quintas-feiras, na UFTM.

De acordo com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, hoje a saúde, a ciência e a medicina têm trabalhado para que as pessoas vivam mais tempo e a expectativa de vida do brasileiro já é de aproximadamente 73 anos, por isso é muito importante que a rede se especialize cada vez mais no tratamento. “Eles estão vivendo mais e consequentemente poderão ter mais problemas de saúde, por isso temos que capacitar os profissionais para diagnosticar e prevenir doenças futuras, promovendo a saúde deles. É importante não apenas a quantidade, mas a qualidade de vida” ressaltou.
No primeiro encontro foi feita a apresentação e diagnosticadas as dificuldades dos profissionais; no segundo encontro foram aplicadas técnicas para se trabalhar com o idoso. No terceiro encontro foi debatida a saúde integralmente, com temas diversos, como exercício físico, alimentação saudável e controle de estresse. 

No último dia de curso, foram apresentadas estatísticas das principais doenças atendidas nas unidades que os idosos apresentam, como hipertensão, diabetes e depressão. Ao final, os profissionais da secretaria responderam a um questionário, pontuando o que dentro da capacitação acham possível colocar em prática em seus trabalhos nas unidades de saúde.

Atualmente, o projeto está na terceira fase, para a qual foram escolhidos dois grupos pilotos de cada distrito e os profissionais desenvolvem o que foi aprendido, sob a supervisão de mestrandos, residentes e bolsistas da UFTM. “Essa fase é de fazer com que a participação na capacitação abra espaço para a experiência prática, apoiando e supervisionando os profissionais da saúde, desde o planejamento, até a avaliação”, explicou Álvaro da Silva Santos.

E existe, ainda, a quarta fase, que será conversar com os idosos que foram atendidos pelos grupos pilotos, para avaliar os impactos e as mudanças geradas. A previsão é que esse trabalho inicie ainda em dezembro.
 
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar