WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/11/2014 - Prefeitura de Uberaba e Pró-Saúde assinam contrato de gestão e apostam na melhoria do atendimento

A Prefeitura de Uberaba e a Organização Social (OS) Pró-Saúde - Assistência Beneficente de Assistência Social e Hospitalar assinaram o contrato de gestão do Hospital Regional José Alencar e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante, nesta quinta-feira (13), no gabinete do prefeito Paulo Piau. A expectativa é de que a gestão seja altamente profissionalizada e possa melhorar consideravelmente o atendimento à população que necessita da saúde pública. 

A partir do contrato assinado, no valor de R$425 milhões, para operacionalizar o hospital regional e as Unidades de Pronto Atendimento durante 60 meses, a Pró-Saúde começa a transição nas UPAs e a previsão é que em pouco mais de 30 dias, mais precisamente em 1° de janeiro, esteja operando integralmente. Haverá inclusive a contratação de aproximadamente 150 funcionários em processos seletivos preparados pela própria organização.

Na ocasião, o prefeito Paulo Piau disse que há muito tempo Uberaba é referência em serviços de saúde, entretanto, enfrenta problemas nos últimos anos, inclusive com o fechamento de muitos leitos da iniciativa privada e de instituições públicas. “Não é só dinheiro que resolve os problemas, mas também gestão. Não temos nem informática para integrar o sistema e ter um prontuário eficiente, a fila eletrônica é um martírio. Temos consciência dos problemas, embora não temos instrumentos. Agora queremos dar um salto de qualidade”, afirmou Piau ao dar boas vindas à direção da organização social contratada por meio de licitação. Ele citou ainda que Uberaba possui dois importantes hospitais ligados à UFTM e à Uniube, além de hospitais privados, mas que a ampliação de leitos para a população é imprescindível, o que virá com o hospital regional conquistado pelo então deputado Fahim Sawan junto ao governo do Estado.

O secretário de Saúde, Fahim Sawan, cumprimentou o prefeito pela coragem de enfrentar o desafio. Ele observou que as UPAs são a porta de entrada, atendem aos 28 municípios e se transformaram em hospitais sem condição para isso. Disse que está otimista em relação ao trabalho da Pró-Saúde que começa pelas Unidades de Pronto Atendimento e na implantação do hospital regional e na sua posterior gestão.

O diretor geral da Pró-Saúde, Danilo Oliveira Silva, que apresentou a sua equipe executiva que ficará em Uberaba, disse saber dos desafios, mas que a organização possui know-how no trabalho que faz de Rondônia ao Paraná. Ele assegurou que o seu modelo de gestão tem trazido bons resultados em todos os lugares onde está presente, e que em Uberaba, não será diferente. Completou dizendo que a gestão trabalhará para que o atendimento seja de qualidade e que não haja falta de nenhum insumo utilizado nas unidades de saúde.  

Hospital regional
Quanto ao hospital regional, que está em fase final de construção, a Pró-Saúde iniciará o trabalho de estruturação do espaço e fará todo o processo para aquisição de equipamentos para atender aos 28 municípios da região. O custeio do hospital será feito pelos governos federal e estadual, e pelas prefeituras municipais. Ainda há um acerto a ser concluído com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde do Estado nesse sentido. O funcionamento pleno do hospital regional se dará no primeiro semestre de 2015.


A Pró-Saúde atua com 20 mil profissionais, sendo 3,5 mil médicos, tendo sob sua responsabilidade 2.512 leitos. É uma entidade sem fins lucrativos ligada à Igreja Católica.

Jornalista Reginaldo Cangussu (Decom PMU)

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar