WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

08/11/2014 - Alunos da UFU visitam Uberaba para conhecer o projeto do BRT-Vetor

Alunos do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estiveram em Uberaba, nesta quinta-feira (6), em visita a Superintendência de Transporte Coletivo para conhecer o funcionamento do sistema de transporte público de Uberaba e do andamento do projeto de BRT/Vetor da cidade.


O superintendente de Transporte Coletivo de Uberaba, Claudinei Nunes, recebeu os 14 jovens que conheceram a sala de monitoramento, questionaram o funcionamento do sistema, assistiram a uma apresentação explicando o projeto do BRT/Vetor que está sendo implantado na cidade e no final foi realizada visita ao longo do corredor Leste-Oeste, onde estão ocorrendo às obras do BRT/Vetor e foram também nas construções dos Terminais Centrais.


“Essas visitas são muito importantes principalmente para que haja uma troca de experiências sobre o funcionamento do transporte de cada cidade. É uma honra receber comitivas de outras cidades interessadas em buscar informações técnicas e conhecer as tecnologias que foram aplicadas no município”, observa Claudinei.


Segundo Nunes, o sistema implantado hoje em Uberaba é referência nacional e já recebeu comitivas de cidades como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Jundiaí, Limeira, dentre outras. A professora do Instituto de Geografia da UFU, Denise Labrea Ferreira, que é responsável pela disciplina de Planejamento e Transporte, ressaltou que é muito importante para os alunos, conhecer o projeto de Uberaba que está em implantação.


“Esse tipo de projeto traz grande desenvolvimento para uma cidade de porte médio como é o caso de Uberaba e gera uma melhora significativa na qualidade de vida das pessoas. Estivemos aqui na cidade quando o projeto foi apresentado e retornamos para acompanhar a implantação. Quando ficar pronto, faremos nova visita para verificar o resultado final. A idéia é que os alunos vejam a aplicabilidade e o resultado do projeto”, aponta Denise.


A professora explicou que após a visita é feita uma discussão em sala de aula, e depois apresentado um relatório com avaliação do sistema BRT. O aluno Waldison França, do 10º período observou que essa é uma oportunidade interessante por permitir a análise de uma realidade que não é cotidiana. “Observar o funcionamento do sistema em uma nova cidade é muito enriquecedor. Conhecer iniciativas inovadoras que estão dando certo na cidade acrescenta muito na nossa formação, bem como ver na prática ideias que não deram certo para evitarmos quando formos fazer nossos projetos”, ressaltou Waldison.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar