WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/10/2014 - Estado suspende Campanha Antirrábica 2014 e SMS pede cuidado à população

A Secretaria de Saúde recebeu nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde informando sobre a suspensão da Campanha Antirrábica em 2014. O documento diz que a orientação se justifica em virtude da incerteza no cumprimento do cronograma de entrega da vacina animal para Minas Gerais pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Em razão disso, o secretário de Saúde, Fahim Sawan, pede que a população de Uberaba tenha cuidado redobrado.


A nota técnica enviada pela Secretaria de Estado de Saúde tem o objetivo de informar sobre a orientação de suspensão da Campanha Antirrábica animal/2014 em Minas. Segundo Fahim, há preocupação do governo municipal com a saúde. “Pedimos que a população cuide dos animais de estimação e não deixe cães e gatos soltos nas ruas. A raiva é transmitida pela saliva infectada, que entra no corpo através de uma mordida ou ferida na pele”, ressaltou o secretário. 


O documento diz que existem “desvantagens para execução de uma Campanha Antirrábica animal no 4º trimestre/2014: período eleitoral, uso indevido do material de divulgação com o logotipo do governo anterior e início do período de chuvas dificultando a circulação das equipes em zonas rurais, a diretoria de Vigilância Ambiental recomendou a intensificação de todas as outras atividades de vigilância do programa da raiva, como também a programação da campanha para o 2º trimestre de 2015”.


Recentemente, o Centro de Controle de Zoonoses registrou o quarto caso de raiva animal na cidade. Um morcego foi encontrado morto em uma residência na Vila Presidente Vargas, no fim de agosto, quando a proprietária acionou a Zoonoses, que o recolheu e encaminhou a Belo Horizonte para análise laboratorial. O resultado do exame ficou pronto no final de setembro e deu positivo para raiva. Os três primeiros casos foram registrados em 2013, em cães, sendo dois no bairro Copacabana e um na Vila Celeste.


A Secretaria de Saúde já realizou a vacinação antirrábica no entorno onde o morcego foi encontrado, fazendo o combate sazonal e imunizando 700 cães e gatos. De acordo com o diretor de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, ao encontrar um morcego, a recomendação é colocar um balde em cima do animal e acionar a Zoonoses, que tem as técnicas próprias para recolhê-lo. “A população precisa ficar atenta na detecção de morcegos e caso encontre algum, não colocar a mão em hipótese alguma. Em todos os casos registrados, monitoramos tudo e esses animais não tiveram contato com ninguém”, explicou.
 
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar