WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/10/2014 - Fahim recebe visita de vereadores e mostra trabalho realizado na saúde de Uberaba

O secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan, recebeu a visita de três vereadores nessa semana para esclarecer dúvidas e mostrar os projetos da pasta. Os vereadores Luiz Dutra (SDD), João Gilberto Ripposati (PSDB) e Denise Max (PR) viram o trabalho realizado e se mostraram satisfeitos. “Acho que o papel de fiscalização dos vereadores é essencial. Fico feliz em recebê-los e esclarecer todas as dúvidas. O Poder Legislativo pode contar com a Saúde assim como sei que posso contar com eles” disse Fahim.

UPA da Família - O vereador Luiz Dutra (SDD) foi acompanhado pelo secretário em uma visita às obras da UPA da Abadia. Ficou muito satisfeito com o andamento da obra e disse que unidade vai ser fundamental para o povo daquela região. “O povo do bairro Abadia pede essa obra há muito tempo e, depois de muita luta, o secretário e o prefeito estão realizando essa reforma. O nosso papel é fiscalizar e cobrar, e o secretário me prometeu que entrega a obra até o fim desse ano” disse o vereador.

A UPA da Família no bairro Abadia já está em fase final. A parte estrutural está quase pronta, faltando organizar a parte elétrica. Serão aproximadamente 20 leitos, sendo 10 pediátricos. Além disso, o local vai contar com sala de urgência adulta e pediátrica, sala de isolamento, farmácia, almoxarifado, conforto masculino e feminino para os servidores, lavanderia, esterilização e expurgo, sala de emergência, sala de observação e acompanhamento materno-infantil, seis consultórios médicos de especialidades distintas, consultório odontológico 24 horas (pediátrico), raio-X, recepção ampla, arejada e separada entre urgência/emergência e atenção básica e acessibilidade para todos os usuários, inclusive nos banheiros. O investimento será de aproximadamente 800 mil reais entre reforma e ampliação e mais 500 mil reais para a compra de equipamentos.

A Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Abadia será reformulada e ficará ao lado da Unidade de Pronto Atendimento para melhor abrigar as três (3) equipes do Programa de Saúde da Família. Nessa parte da unidade os atendimentos continuarão a ser da mesma forma, com atendimentos relacionados à atenção básica. Nesta parte do prédio serão investidos outros 100 mil reais.Gestão -

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) se reuniu com o secretário e cobrou esclarecimentos sobre alguns temas que têm sido veiculados na imprensa e colocados em pauta nas sessões da CMU. “A reunião foi muito produtiva e altamente positiva. Nós estamos alinhando e conhecendo melhor as informações relativas a diversos assuntos como controle de dengue, distribuição de remédio, funcionamento das UPAs e das unidades de saúde, ou seja, assuntos pertinentes do nosso dia a dia. Acredito que nós temos que estreitar essa relação com a secretaria de Saúde para estarmos perto das informações corretas e desempenhar bem o nosso trabalho de fiscalizar” disse o parlamentar.


Além dos assuntos citados pelo vereador, foi discutido também a renovação do convênio com a UNIUBE para atender nas unidades da cidade e, principalmente, no Alfredo Freire, adequação do projeto de gestão da Organização Social que vai gerir o Hospital Regional e as UPAs, reformas e construções de novas unidades de saúde e a gestão como um todo.

Zoonoses - A vereadora Denise Max (PR) se encontrou com o secretário Fahim no Centro de Controle de Zoonoses, na manhã desta sexta-feira. Ela fez solicitações com relação ao canil como reforma e ampliação para aumentar a qualidade de atendimento dos cães e gatos. Denise contou sobre o projeto Pé no Bairro, que castra cães e gatos, gratuitamente, além de fornecer toda a medicação, em um bairro da cidade. A vereadora também propôs ao secretário uma parceria para criação do Castra Móveis. “É um projeto barato, que fica em R$ 100 mil com tudo montado e tem condições de atender todos os animais da cidade, com toda a higiene”, ressaltou.


Já Fahim sugeriu à Denise, a criação de um Programa de Proteção aos Animais, que seja aprovado na Câmara Municipal, para realizar uma política de saúde voltada ao tratamento dos animais da cidade, de forma permanente.
 
Jorn. Paulo Ricardo Bomfim
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar