WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/10/2014 - Saúde faz mobilização do Outubro Rosa na Praça Rui Barbosa

A Secretaria de Saúde programa mais uma ação do Outubro Rosa nesta quarta-feira (8) e na quinta-feira (9), na Praça Rui Barbosa, das 9h às 16h. No local, haverá mobilização em torno da campanha, além do agendamento de mamografia e aferição da pressão arterial. “Queremos convocar todas as mulheres com mais de 45 anos que ainda não fizeram o exame no último ano, para agendarem os exames”, ressaltou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.


Até o momento, o mutirão da mamografia -- que acontece na Unidade Móvel ao lado do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) -- já realizou cerca de 2.200 exames. Foram entregues 550 resultados, sendo que 80 apresentaram algum tipo de alteração. Segundo o secretário de Saúde, todas essas mulheres já foram encaminhadas para os procedimentos necessários, seja para biopsia, ultrassonografia, cirurgia, ou até mesmo reconstrução da mama. Não existe fila de espera para o tratamento. “Vamos aproveitar que estamos justamente no Outubro Rosa, mês dedicado ao cuidado e prevenção da mulher, para dar uma atenção maior à saúde”, explicou Fahim. 


O mutirão começou no dia 11 de agosto e segue até 19 de dezembro, atendendo mulheres de 40 a 69 anos de idade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com uma média de 60 exames por dia. As pacientes também podem realizar o exame de Papanicolau, preventivo do câncer do colo de útero. 


Otimização Mamografias Helio Angotti


Na semana passada, o prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde, Fahim Sawan, se reuniram com o presidente do Hospital Doutor Helio Angotti, Délcio Scandiuzzi, o diretor Gabriel Prata Rezende e o gestor José Carlos de Almeida, para firmar parceria com o objetivo de zerar a fila eletrônica dos exames de mamografia. 


Na reunião ficou definida que a instituição passará de 25 para 75 mamografias realizadas por dia, de segunda a sexta-feira. Isso será possível, pois o hospital adquiriu um equipamento de última geração, que foi instalado recentemente e permitirá maior precisão nos exames, aumentando a quantidade por hora. Neste mês, em razão do Outubro Rosa, o local também realiza 30 exames aos sábados.


“Quando assumimos a pasta, os pacientes aguardavam até quatro meses para realizar uma mamografia. Fomos otimizando esse tempo e agora eles vão esperar no máximo três dias para realizá-la. Além disso, o nosso intuito a partir do mês que vem, é que as mamografias possam ser agendadas automaticamente na própria unidade”, ressaltou Fahim Sawan. 


Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar