WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/10/2014 - Saúde está com inscrições abertas para Escola de Redução de Danos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial, abriu inscrições para o processo seletivo da Escola de Redução de Danos (ERD), nesta segunda-feira (6). Os interessados devem procurar a própria secretaria de Saúde até o dia 17, das 12h às 16h, na Avenida Guilherme Ferreira, 1538.


De acordo com o regulamento serão disponibilizadas 20 vagas, sendo oito para profissionais da SMS, quatro para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), quatro para estudantes da área da saúde, educação e assistência social, duas vagas para profissionais e coordenadores de instituições com práticas efetivas no campo de pessoas que usam drogas e duas para líderes de comunidades. A escolaridade mínima é de ensino fundamental e que tenham boa comunicação com pessoas que usam drogas.

Segundo o secretário Saúde, Fahim Sawan, a redução de danos é uma política  inserida no fenômeno de uso e abuso de drogas que visa a minimizar danos sociais à saúde associados ao uso de substâncias psicoativas. O objetivo é fazer com que, gradativamente, o usuário cesse o uso, se conscientize dos riscos, a partir de uma abordagem que traga a diminuição na quantidade usada e até mesmo formas mais seguras de uso como o não compartilhamento de seringas. “Essa ação representa mais um avanço de Uberaba na construção de uma política pública efetiva e intersetorial de combate às drogas", explicou Fahim Sawan.

Para o diretor da Diretoria de Atenção Psicossocial, Sergio Marçal, esse projeto é uma estratégia do Ministério da Saúde, que visa à capacitação de segmentos profissionais e populacionais da comunidade, na forma de treinamento em serviço, para atuação em ambiente de consumo de crack e outras drogas e de convívio com a população usuária. “A formação de Redutores de Danos é mais uma estratégia de intervenção com vistas a resguardar o acesso ao tratamento dos usuários dentro da preconização de universalidade e integralidade da assistência estabelecida pelo Sistema Único de Saúde", afirmou.

A prova para participar da ERD acontece no próximo dia 30 e o resultado final sai no dia 17 de dezembro. As aulas começam no dia 2 de fevereiro e seguem até julho, com carga horária de 134 horas, sendo 56 de aulas teóricas, 70 de atividades práticas e oito de seminários, por meio de um Termo de Cooperação entre a SMS e a UFTM. Os redutores devem desenvolver um plano de trabalho e executá-lo de forma resolutiva, ao longo do curso, sendo esta a condição para receberem a bolsa mensal de R$ 800,00, no período das aulas.

Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar