WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/10/2014 - Fluxo de Saúde Mental de Uberaba é referência em todo o estado

                                                   
O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, Sergio Marçal, esteve na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde apresentou o fluxo de rede da Saúde Mental, que tem o objetivo de produzir cuidado em saúde mental em todos os âmbitos, desde a Atenção Básica, Especializada e Terceirizada. “Diante da discussão, informamos como está a estrutura e apresentamos o fluxo. Eles gostaram tanto que querem padronizar a proposta para os municípios com mais de 200 mil habitantes”, explicou Marçal.


O encontro ocorreu na última semana, com a presença dos representantes das secretarias de Saúde do Estado que possuem Rede de Atenção Psicossocial, onde participaram de um grupo condutor sobre Saúde Mental. A coordenadora Estadual de Saúde Mental, Fernanda Maia, também esteve presente. “Ficamos muito orgulhosos de termos um projeto onde todos gostaram e que servirá de referência para a organização da rede. Agora o próximo passo é encaminhar o fluxo para secretaria de Estado da Saúde. Depois eles emitem uma nota técnica, padroniza o fluxo, e em seguida, os municípios se ajustam”, ressaltou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.


O fluxo de Saúde Mental funcionará da seguinte forma: na atenção primária, as equipes de PSE acolhem e tratam os casos mais simples, servindo como porta de entrada. Já na Atenção Especializada, são atendidos os casos crônicos e graves nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). No nível terciário, serão atendidas e estabilizadas as crises no Pronto Atendimento de UPAs e hospitais. “É importante tratar a Saúde Mental a partir de uma rede que contemple todas as necessidades do processo de saúde e doença do paciente, de forma integral, e não só em Saúde Mental”, pontuou o secretário.


No dia 9 de dezembro está agendado seminário para toda a SMS e Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), no qual o fluxo será apresentado e formalizado. “Primeiro, nós precisamos explicar o funcionamento para a rede, qualificando os profissionais, para depois regularizar. Em seguida, a nossa intenção é que ele seja legitimado, validado e publicado por resolução dos Conselhos Municipais de Saúde e também pelo COMAD”, completou Sérgio Marçal.


A Secretaria de Saúde também vai inaugurar o Pronto Atendimento de Saúde Mental, que será anexado à UPA São Benedito e contará com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social. O serviço será oferecido 24 horas, com atendimento voltado para transtornos mentais relacionados a substâncias químicas, como crack, álcool e outras drogas. O objetivo é atender o paciente em crise e estabilizá-lo. Em seguida, ele vai passar por uma triagem no próprio pronto atendimento e será encaminhado ao serviço da rede mais adequado ao seu perfil.
 
Comunicação SMS/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar