WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

26/09/2014 - GM finaliza primeira etapa do curso de capacitação para polícia comunitária

A Guarda Municipal (GM) finaliza nesta sexta-feira (26) o primeiro módulo de uma série de cursos e palestras. Este ciclo de atividades corresponde à capacitação das forças de defesa pública na cidade. A primeira parte traz o tema “Crack: é possível vencer”. O projeto busca a aproximação dos agentes de segurança pública com a sociedade, baseada nos fundamentos das chamadas polícias comunitárias.


O programa conta com parte do contingente da GM, Policia Militar, Policia Civil, Policia Federal e Bombeiro Militar. Ao todo são três módulos a ser finalizados até o fim de outubro. O primeiro módulo é voltado para promoção da polícia comunitária, que trabalha em conjunto com a sociedade para um convívio melhor. Nesta etapa, os participantes do curso assistiram a palestras em diversas vertentes sociais para maior interação.


Na quinta-feira (25), dentro deste programa, foi promovida ação na Praça Magalhães Pinto, com foco no relacionamento entre as forcas de segurança e as crianças, que curtiram pula-pula, cama elástica e apresentações dos policiais. “É uma ação social como atividade do curso. É voltada para o relacionamento entre as pessoas e as polícias, para que possamos conhecer as demandas sociais e eles possam nos conhecer”, explica o chefe da GM, sargento Weslley Marcelo Massako Negre.


De acordo com o Secretário de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), Emanuel Kappel, aproximar a população com os agentes de segurança é de suma importância para um bom trabalho dos órgãos. “A experiência mostra que o trabalho de polícia comunitária deu muito certo no mundo inteiro. A inserção da sociedade como parceira legitima da policia traz muitos benefícios. Cabe a nós buscarmos esta aproximação e mudar essa idéia de que o policial existe apenas para repreender. A partir do momento que os agentes de segurança se aproximam da população, eles mostram que estão para agir em função do bem comum”, disse Kappel.


Os módulos seguintes serão voltados para o uso de equipamento de forma adequada, como veículos e armas não letais. Ao finalizar os três módulos, de acordo com Kappel a Guarda Municipal poderá passar a utilizar os equipamentos já disponíveis como motos e veículos. 


Segundo o com o chefe de Policiamento da GM, Mario Nelson, o próximo módulo é voltado para o uso de armamento não letal. “No primeiro momento do projeto, os policiais estarão capacitados a promover o que é policia comunitária. Já no segundo momento, os participantes do curso serão capacitados para o uso do armamento não letal que estará sendo disponibilizado para uso na Policia Civil, Militar, Bombeiros e GM”, explica Nelson. 


Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar