WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

26/09/2014 - Simulação de acidente no centro chama atenção e marca o encerramento da Semana Nacional do Trânsito

A cerimônia oficial de encerramento da Semana Nacional do Trânsito de Uberaba ocorreu nesta quinta-feira (25), no período da manhã, das 9h às 11h, na Praça Rui Barbosa. No local foram realizadas diversas atividades como apresentações musicais de escolas da cidade, transitolândia da Policia Militar e simulação pelo Corpo de Bombeiros de um acidente com múltiplas vítimas. Às 20h, a Seção de Educação no Trânsito promove palestra a “Exercendo a Cidadania Dia a Dia”, na Loja Maçônica 4 de junho, fechando a programação. A semana foi aberta dia 18 de setembro.


O encerramento contou com a presença do Prefeito Paulo Piau acompanhado da primeira dama, Heloisa Piau e representantes de todos os parceiros do evento. Houve apresentação do Coral da Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira, seguida pela fanfarra da Escola Municipal Ester Limírio Brigagão. As atrações foram acompanhadas pelas crianças do Centro Municipal de Educação Infantil - Cemei Maria de Nazaré, que brincaram na Transitolândia comandada pela Polícia Militar. Essas crianças foram e voltaram do Cemei no Trenzinho Treme Treme. 


“Essa é uma ação de extrema importância que foi abraçada pela secretaria de Trânsito. É uma grande cruzada para pregar o respeito e a educação no trânsito, por isso toda a equipe está de parabéns. O transito é o que mais mata na nossa cidade e precisamos trabalhar para diminuir os números”, aponta Piau. 


O Prefeito ressaltou que todas as ações realizadas durante essa semana são precursoras e que os trabalhos continuarão a ser realizados. “Esse tem que ser um trabalho constante. Precisamos que a população tome consciência e respeite as leis de trânsito, seja o pedestre, o ciclista, o motociclista de ônibus, de caminhão e dos carros de passeio. O respeito e a responsabilidade são imprescindíveis à prevenção”, explica Piau.  
Organizado pela Seção de Educação no Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), o evento trabalhou com o tema nacional “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. 


Uberaba tem uma frota circulante de 199.558 veículos e 41 mil motos para uma população de 320 mil habitantes, ou seja, são cerca de dois veículos para cada três pessoas. Em 2013, Uberaba conseguiu reduzir em 32% o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito em comparação ao ano anterior, mas a secretaria trabalha para reduzir ainda mais essa estatística. 


Durante a semana do trânsito foram realizadas palestras “Educando para o Futuro”, o trabalho educativo com alunos do ensino fundamental de escolas municipais com o projeto “Vivendo o Trânsito na Escola” e as Paradas Educativas “No trânsito somos todos pedestres” e “Travessia Responsável”. 


A Semana Nacional do Trânsito de Uberaba foi organizada pela Prefeitura em parceria com a Polícia Militar, Pelotão de Trânsito (Patran), 5ª Companhia da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, a Cosep/Aisp – Abadia, Guarda Municipal, Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e o Sest/Senat.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar