WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

24/09/2014 - Através de conscientização de motoristas e pedestres Settrans promove um trânsito melhor para a população

A Semana Nacional do Trânsito está nos seus últimos dias e a Seção de Educação no Trânsito continua desenvolvendo atividades em diversos locais da cidade. Neste ano o tema da semana foi “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, que busca conscientizar o motorista explicando que o pedestre é o mais vulnerável no ambiente urbano.


A programação teve início na ultima quinta-feira (18) com apresentação da Polícia Militar, Coral das Crianças do Cemei Jardim Maracanã e atividades na Praça Rui Barbosa. Durante esses dias de campanha, a Secretaria de Trânsito e Transporte Especializado, Proteção de Bens e Serviços Públicos (Setrans) fez diversas parcerias e realizou paradas educativas, palestras em escolas e no tiro de guerra, com ações voltadas paras as travessias dos pedestres.


Para o diretor da Seção de Educação, Hélio Reis, conta que a receptividade tem sido muito boa por parte de toda a população. “Muitos que passam por nós elogiam o nosso trabalho e contam que isso deve ser feito intensivamente no trânsito de Uberaba. Além de buscar a conscientização dos transeuntes, também observamos a infraestrutura no local e as reclamações dos pedestres sobre determinados locais. Dessa forma podemos encaminhar reivindicações de melhorias ao departamento responsável aqui na Settrans”, explica Hélio.


Reis também enfatiza que o trabalho realizado não para com o fim da semana nacional do trânsito e que a Seção de Educação pretende estendê-lo com outras temáticas. “Nas blitze educativas que realizamos frenquentemente, começaremos a focar mais nos pedestres, pois com a implantação do projeto BRT-Vetor, será de muita importância que eles respeitem as faixas e as travessias”, disse.


As próximas ações da Semana Nacional do Trânsito ocorrem nesta quarta e quinta-feira, quando ocorre o encerramento. Com paradas educativas em outros locais e campanha voltada para alunos do ensino fundamental, a seção e seus parceiros enfatizam a importância de cada um para mais tranqüilidade no trânsito.


“Focamos muito nas crianças e adolescentes para que se transformem em motoristas conscientes no futuro. Com os conhecimentos adquiridos nos eventos, os jovens podem alertas seus pais sobre os perigos de trafegar de maneira imprudente”, fala a psicóloga e educadora da Seção de Educação no Trânsito, Bethsy Patrícia Céspedes Brett.


Para o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, a Settrans prepara outro evento na Praça Rui Barbosa, às 9h, com simulação de acidente realizado pelo Corpo de Bombeiros e palestra na Loja Maçônica 4 de Julho, às 20h. Todas as ações são feitas com o apoio de diversas instituições. 


As parcerias firmadas pela prefeitura para promoção da semana são: Polícia Militar, Pelotão de Trânsito (Patran), 5ª Companhia da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Cosep/Aisp – Abadia, Guarda Municipal, Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e o Sest/Senat.

Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar