WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/09/2014 - Vacinação da segunda dose contra HPV começa nesta quarta-feira em Uberaba

A Secretaria de Saúde inicia a segunda dose da vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), nesta quarta-feira (10), em quatro escolas da cidade, imunizando 390 adolescentes. A data de início foi definida seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, que diz que a segunda dose deve ser aplicada exatamente seis meses depois da primeira. Em Uberaba, a vacinação começou no dia 10 de março.

No primeiro dia, as equipes estarão na Escola Municipal Geni Chaves vacinando 92 meninas, na Escola Estadual América, com 195 imunizações e na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, onde 85 meninas serão vacinadas, no período da manhã. No período da tarde será a vez da Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, com vacinação para 18 adolescentes.

Na quinta-feira (11), 47 meninas serão imunizadas na Escola Estadual Henrique Kruger e 33 no Colégio Ferreira Gomes, na parte da manhã. À tarde, as equipes estarão na Escola Estadual Gabriel Totti vacinando 70 adolescentes.

“É muito importante que as meninas tomem as três doses da vacina (1ª/6 meses/5 anos) para ter a imunização completa. Precisamos evitar que nossas mulheres tenham câncer do colo de útero. O trabalho de prevenção da secretaria de Saúde está incessante. Estamos fazendo busca ativa nas escolas para não deixar que nenhuma adolescente fique sem tomar a vacina” disse o secretário Fahim Sawan.

Essa parte da campanha, que segue até o dia 10 de outubro, é apenas representativa, já que a vacina contra o HPV entrou no calendário de vacinação. As nove Unidades Matriciais de Saúde (UMSs) continuam vacinando de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Em Uberaba, a primeira dose da vacina atingiu 86% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (80%), com 5.284 meninas vacinadas.

Neste ano, o público-alvo da campanha é adolescente de 11 anos até menores de 14 anos (13 anos, 11 meses, 30 dias). Quem ainda não tomou a primeira dose, pode tomá-la, desde que tenha a autorização escrita dos pais, e esteja com o documento de identidade, comprovando a idade exigida. Já para tomar a segunda dose é importante levar o cartão de vacinação com a comprovação da primeira dose.

A partir do ano que vem a faixa etária muda para crianças de 9 a menores de 12 anos. As crianças de 12 e 13 anos que não tomarem a primeira dose neste ano, vão perder a oportunidade de se vacinar no ano que vem. Para mais informações, inclusive a unidade mais próxima de sua casa que esteja vacinando as adolescentes, basta ligar na Central de Vacinas, no telefone (34) 3322-7822.


Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar