WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/09/2014 - Uberaba dará início à vacinação da 2ª dose da HPV dia 10

Uberaba dará início à aplicação da segunda dose da vacina HPV (papiloma vírus humano) dia 10 de setembro, nas Unidades Matriciais de Saúde (UMS), e em escolas públicas e particulares. A data marcará os seis meses necessários entre a aplicação da primeira para a segunda dose. Todas as meninas entre 11 e 13 anos que tomaram a primeira dose da vacina em março deste ano devem tomar essa segunda dose. O Ministério da Saúde deu início a essa segunda fase da campanha, nesta segunda-feira, dia 1º.


Em seis meses de campanha a primeira dose da vacina foi aplicada em 4,3 milhões de meninas, atingindo 87,3% de seu público-alvo. Segundo informações do Ministério da Saúde, a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos. Com o esquema vacinal completo, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.


É importante ressaltar que quem ainda não tomou a vacina poderá receber a primeira dose nesta campanha e depois tomar a segunda dose seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Para isso basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde.


O Ministério da Saúde divulgou ainda que as meninas entre 11 e 13 anos que estão recebendo a vacina nesta campanha fazem parte do primeiro grupo a receber a imunização. A intenção do ministério é lançar em 2015, a campanha para adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.


O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.


Vale apontar que tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero, pois ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar