WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/08/2014 - Secretaria de Saúde faz força tarefa e busca parcerias para recuperar a Adefu

Secretário de Saúde, Fahim Sawan, recebeu em seu gabinete a presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), Ercileide Laurinda da Silva, e se comprometeu a fazer o que for preciso para recuperar a associação. A entidade enfrenta falta de profissionais, o local não tem transporte e deixa de atender pelo menos 200 pessoas por dia em razão da falta de estrutura. “Viemos pedir a ajuda ao Fahim para que a gente volte a atender a todos que precisam como era feito quando ele foi secretário pela primeira vez. Se estivermos com tudo em ordem podemos atender 300 pessoas por dia. Hoje a gente atende de 80 a 100 pessoas, pois estamos sem condições”, disse a presidente Ercileide.

O prefeito Paulo Piau e o secretário Fahim têm se mostrado preocupados em ampliar a assistência aos deficientes físicos. No início deste mês, a Prefeitura de Uberaba entregou mais de 50 cadeiras de rodas novas para pessoas que esperavam há quase 20 anos. De acordo com o prefeito, nenhum cadeirante vai ficar sem assistência nessa gestão. “A nossa meta é conseguir aproximadamente 500 cadeiras de rodas por ano para oferecer àqueles que precisam. Fiquei comovido ao ver cadeirantes que andavam em cadeiras velhas e agora têm até cadeiras motorizadas. Vamos continuar batalhando por eles”, assegurou o prefeito.

Em 2002, a Adefu contava com fisioterapeuta, dentista, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. Na gestão passada todos esses profissionais foram tirados de lá, ficando apenas a psicóloga Rita Soukef. “Eu sou a única que ficou daquele tempo. Depois disso fizemos convênio com a Universidade de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) para atendimento de fisioterapia, mas não está sendo suficiente”, admite.

A meta é recuperar os profissionais antigos; conseguir transporte para os cadeirantes; um professor de educação física e a reforma do prédio. Na próxima semana, representantes das secretarias de Saúde, Esporte e Desenvolvimento Social vão vistoriar o prédio para levantar todas as necessidades. “Vamos fazer o que for preciso para recuperar tudo o que foi tirado da Adefu. Estamos criando uma força tarefa com os colegas secretários Angela Dib e Luiz Medina, e com o vereador Kaká Se Liga para conseguir o mais rápido possível”, observa Fahim.

 

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar