WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

29/08/2014 - Settrans prega respeito à sinalização de trânsito em blitz educativa

A Seção de Educação no Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), realizou na manhã desta quinta-feira (28), das 9h às 11h, blitz educativa. Dessa vez a parada foi realizada no pontilhão da Avenida José Valim de Melo, numa parceria com a Polícia Militar e a Consep-Aisp Abadia.


Os agentes estiveram alertando sobre os riscos de convergir à esquerda no local. Estando em cima do pontilhão, o veículo é proibido de fazer a conversão à esquerda. No trecho já existem placa e sinalização, mas ainda assim, de acordo com a psicóloga e educadora da seção, Bethsy Patrícia Céspedes Brett, muitos veículos ignoram a proibição.


“Só no horário em que ficamos ali, nós notificamos aproximadamente 60 veículos que convergiram incorretamente. O motorista que faz isso naquele local não tem noção dos riscos que traz, tanto para ele quanto para terceiros, pois infringindo a sinalização, ele pode acabar atingindo um motorista  desatento”, explica Bethsy.


A blitz tem o caráter de educar, portanto, ao flagrar um motorista convergindo errado no local os agentes paravam o veiculo e alertavam que o mesmo estava cometendo uma infração. Além disso, também foi chamada a atenção dos motoristas para o uso do cinto de segurança, uso do celular enquanto dirige, cadeirinha para crianças e equipamento adequado para motos.


Na última quinta feira (21), a Seção de Educação no Trânsito realizou uma blitz também voltada para o respeito à sinalização. Esta foi realizada no entroncamento da Avenida Santa Beatriz com a Avenida Edilson Lamartine Mendes, local considerado crítico pela Seção de Educação devido ao grande numero conversões irregulares.


Além de procurar educar e conscientizar os motoristas, promovendo um trânsito mais seguro na cidade, a Settrans notifica e busca possíveis soluções na questão da infraestrutura dos locais onde foram feitas blitze. “Na Avenida José Valim de Melo, percebemos que será preciso implantar alguma forma de controle do trafego. Iremos discutir ainda qual seria a mais adequada para trazer mais segurança e maior fluxo do trânsito”, completa Bethsy.


No mês de setembro começam os preparativos para a Semana Nacional do Trânsito, que será realizada de 18 a 25. Este ano a campanha traz o tema “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, no qual enfatiza que em primeiro lugar o motorista deve agir pela segurança do pedestre. Com diversos parceiros, a Seção de Educação no Trânsito busca conscientizar o motorista e o pedestre que se deve respeitar as normas básicas do transito para a segurança de todos.


Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar