WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/08/2014 - Parceria entre PMU e Uniube reforça atendimento na UPA São Benedito

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde Fahim Sawan receberam o reitor da Universidade de Uberaba (Uniube), Marcelo Palmério, para oficializar, também, a integração entre a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do São Benedito e a universidade. A reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira (25), no gabinete do chefe do executivo, onde o convênio foi assinado.


Piau observou que a verba encaminhada do Sistema Único de Saúde (SUS) para o município não é suficiente para atender a demanda e que parcerias, como a da Uniube, são imprescindíveis para auxiliar no atendimento à comunidade. O prefeito exaltou a construção do Hospital Universitário e que ele tem sido referência para a região. No que se refere a ações para a melhoria do sistema de saúde como do município, Piau relembrou que há poucos dias assinou convênio semelhante com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) para atendimento à Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Mirante.   


Com essa parceria com a Uniube, 29 alunos do curso de Medicina e um de residência ortopédica passam a atender de segunda à sexta-feira todas as demandas de urgência e emergência de pacientes com mais de 14 anos de idade, da seguinte forma: 22 acadêmicos do 12º período atendem das 7h às 13h, sendo 10 na ala vermelha, 10 na ala verde e dois eletivos. Sete acadêmicos do 12º período atenderão das 13h às 0h, sendo dois na urgência e cinco em ações coletivas. E por fim, um aluno de residência atenderá das 7h às 19h, no setor de ortopedia.


O reitor Marcelo Palmério destacou a importância da parceira com o serviço público, visto a experiência que será adquirida pelos acadêmicos nas UPAS.  Considerou fundamental a medicina que prioriza o dia a dia do cidadão e não apenas a medicina de alta complexidade, pois alguns alunos irão se formar e não encontrarão hospital onde trabalhar, mas apenas postos. Ele lembrou também que agora é obrigatório que os alunos dos cursos de medicina atuem no serviço público e que esta experiência irá contribuir para o aprimoramento dos discentes.


Os universitários atendem cerca de 110 pacientes no total, diariamente. Nove professores preceptores se revezam durante a semana, acompanhando todos os atendimentos. Após as consultas, os alunos se reúnem com os professores para discutirem os casos atendidos e trocarem experiências. “Essa parceria significa mais médicos atendendo na UPA São Benedito. Uberaba é um berço de médicos, então conseguimos unir qualidade no atendimento e boa formação de profissionais”, enfatizou Fahim Sawan.
 
Comunicação SMS/PMU – 25/08/2014

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar