WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/08/2014 - Secretaria de Saúde promove debates e apresentações sobre Atenção Psicossocial

A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial, realiza a Semana da Saúde Mental nos dias 27 e 28 de agosto. O evento tem o objetivo de mostrar a reformulação nacional sobre a Rede de Atenção Psicossocial, na qual o município segue as diretrizes do Ministério da Saúde. “Queremos reforçar a importância da saúde mental na cidade e do trabalho coletivo. Essa semana vai permitir discussões e reflexões com o intuito de melhorar o atendimento”, disse o secretário de Saúde, Fahim Sawan.


No dia 27 (quarta-feira) será realizado o evento “Saúde Mental e Inclusão Social – Uma Construção da Rede de Saúde e a Sociedade: Intervenção e Ocupação do Espaço Urbano”, na Praça Rui Barbosa, das 8h às 15h30. Entre as atividades estão apresentações da bateria da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, do grupo Esquizodrama “Espaço Público como Território de Solidariedade”, música e roda de terapia comunitária com as psicólogas da Rede, Nelma Nice Diniz e Rosana Alckmin.


O evento também terá prestação de serviços à população, como aferição de glicemia e pressão arterial, com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com distribuição de preservativos, educação sexual e testes de DSTs, e ainda as oficinas realizadas pelos CRAS da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) com a participação da Fundação Gregório Baremblitt – Caps Maria Boneca.


Já no dia 28 (quinta-feira) estão previstos debates no Cine Teatro Vera Cruz, das 8h às 18h, com exposição de telas e trabalhos dos alunos da Escola de Artes Odilon Fernandes, no hall do local, durante todo o dia. Às 9h, abertura oficial com a presença do prefeito Paulo Piau, do coordenador de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, do secretário de Saúde Fahim Sawan, da secretária de Desenvolvimento Social, Angela Dib, e do diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Henrique Marçal.


Às 10h, mesa-redonda com o tema “Política de Saúde Mental e a Rede de Uberaba”. À tarde, às 14h, conferência “A loucura ‘bem sucedida’ e a ‘loucura fracassada’, com participação especial do médico psiquiatra, psicoterapeuta, professor, pesquisador, analista e interventor institucional, Gregório Franklin Baremblitt.


Para encerrar o evento, às 16h, será realizada a mesa-redonda: “Conjuntura Atual de implantação das Políticas Públicas sobre Drogas”. A coordenação é da representante do Conselho Regional de Psicologia, Odila Maria Fernandes Braga.


A Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), o Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG Subsede Triângulo) e a Fundação Gregório Baremblitt são parceiros do evento. A data foi escolhida em razão do dia do psicólogo, que é comemorado no dia 27.
 
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar