WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

20/08/2014 - Settrans discute diretrizes para a Semana Nacional de Trânsito

 A Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans) definiu nesta terça-feira (19), as diretrizes das ações voltadas para a Semana Nacional do Trânsito de 2014. O evento acontece de 18 a 25 do mês de setembro e tem como tema “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.


A reunião contou com a presença da Polícia Militar, com o Pelotão de Trânsito (Patran) e a 5ª Companhia, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Tiro de Guerra, Cosep/Aisp – Abadia, Guarda Municipal, Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e Sest/Senat. Todos são parceiros comprometidos em participar ativamente das ações para a melhoria do trânsito da cidade.


Na ocasião, os representantes de autoridades locais e o secretário da Settrans, Emanuel Kappel, a Seção de Educação no Trânsito e o Departamento de Trânsito e Transportes Especiais conversaram sobre a atual situação do trânsito da cidade. No local também foram definidos os pontos cruciais que devem chamar a atenção na Semana do Transito.


“Com a participação de todos, tivemos uma produtividade boa, pois, conversando, pudemos notificar diversas perspectivas do trânsito de Uberaba. Percebemos que todos os envolvidos estão empenhados e prezam por uma melhoria nesta área”, disse Hélio Reis, chefe da seção de Educação no Trânsito.


Sendo focada na segurança do pedestre, Hélio adianta algumas das ações da semana. “Queremos conscientizar não só o pedestre sobre a importância de trafegar com segurança, mas também os motoristas que devem respeitar, sobretudo, a vida de todos. Faremos ações em toda cidade, nas rodovias, escolas e praças públicas para enfatizar que, para se ter um trânsito seguro é preciso da participação de todos”, pontua Reis.


Ainda serão definidos os locais específicos, entretanto, serão realizadas ações em toda a cidade nos locais mais movimentados para uma maior efetividade. A abertura será feita na Praça Rui Barbosa, na manhã do dia 18 do próximo mês. 


De acordo com Hélio, a base da campanha é trabalhar em Lei 9.503/97 art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro, no qual consta que “os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”. O chefe da Seção de Educação explica que, se respeitadas essas disposições, os riscos de fatalidades no trânsito seriam muito menores.
 
Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar