WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/08/2014 - PMU e UFTM assinam convênio para reforçar o atendimento na UPA do Mirante

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde Fahim Sawan receberam o reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Virmondes Rodrigues Junior, para a oficialização da integração entre a UFTM e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Mirante. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), no gabinete do chefe do executivo.


Com o convênio, alunos de medicina do 11º e 12º período da UFTM realizam atendimentos clínicos de urgência e emergência em adultos e crianças, na UPA do Mirante. Oito universitários atendem de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h, divididos nas áreas de pediatria e clínica geral, cada uma com sala própria. Eles são supervisionados por quatro professores, sendo dois por turno e um para cada especialidade. A previsão é que no mês de setembro o número de estudantes em fase final do curso presentes na UPA seja maior.


“Essa é uma parceria que tem tudo para resolver um problemão, que é o de salvar vidas, além, claro, do benefício para o aluno que terá um grande aprendizado. Temos uma perspectiva boa para dar uma resposta mínima de melhor atendimento à sociedade, que cobra e tem direito de cobrar”, enfatizou o prefeito Paulo Piau que ainda lembrou o aumento de leitos que já vem ocorrendo em Uberaba. 


Ao final do dia, após os atendimentos, os alunos se reúnem com os professores para discutir todos os casos atendidos, além de formas de melhorar a qualidade de cada um. “Essa parceria vai nos permitir maior agilidade com uma integração que reorganizará o atendimento da UPA. O mais importante é que os professores orientem, mas não são meros espectadores. Eles têm o olhar de especialistas que são como pediatra, infectologista, nefrologista e geriatra”, ressaltou o secretário Fahim Sawan. Ele ressaltou ainda que o convênio abre a possibilidade para que alunos  das demais áreas da saúde presentes na UFTM  também passem a atender nas UPAs. 


Já para o reitor Virmondes Rodrigues, que termina seu mandato nesta segunda-feira, essa parceria estimulará e proporcionará mais segurança ao aluno de decidir se quer trabalhar na rede pública, como em UPA e UBS. “Como os hospitais são de alta complexidade, a oportunidade dos alunos passarem por experiências como essa foi cortada em cerca de 80% e essa parceria vai contribuir muito essa volta a esse tipo de atendimento”, destacou. 


O prefeito Paulo Piau e o secretário Fahim Sawan agradeceram o reitor Virmondes por todos os anos em que ele esteve à frente da UFTM, inclusive no período de transição de FMTM para universidade. Paulo Piau disse que foi um trabalho de muito valor e que foi importante não apenas para Uberaba e região, mas para o Brasil. “Foi um grande serviço para o país e, portanto, merece o nosso reconhecimento”, disse Piau. 


Virmondes Rodrigues agradeceu Paulo Piau e ao secretário Fahim Sawan pelas parcerias estabelecidas em sua caminhada. O reitor aproveitou para destacar como imprescindível a participação de Piau no convencimento à Epamig e à Embrapa para conseguir a cessão da área onde se encontra o campus da UFTM na Univerdecidade.  


Também estiveram presentes na assinatura do convênio: o chefe de gabinete Fernando Hueb; o subsecretário de Saúde, João Lisita; o diretor do Departamento de Regulação, Eurípedes Leitão; a diretora do Departamento de Atenção Especializada Sharon Ellen da Silva, o médico de Atenção Especializada Antônio Fernando Hueb e a gerente da UPA do Mirante, Ana Paula Coelho Jardim. 
 
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar