WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

15/08/2014 - Educação no Trânsito intensifica blitze para aumentar a segurança

Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos realizou nesta quinta-feira (14), três blitze para promover a educação no trânsito. Foi realizada uma ação na Avenida Prudente de Morais para alertar a população e os motoristas quanto à alteração no sentido da via, entre o trecho da Rua Tenente Venceslau Oliveira até a Saldanha Marinho, que passará a ser mão única nesta sexta-feira.

A blitz educativa voltada à conscientização dos pedestres para atravessarem na faixa continua ocorrendo de forma regular entre a Praça Rui Barbosa e o Calçadão no centro da cidade. De acordo com o chefe de Educação no Trânsito, Hélio Reis, com os cones colocados de forma a impedir que os pedestres façam a travessia errada, as pessoas têm feito o correto sem reclamar. Entretanto, basta retirar a sinalização que elas voltam a fazer a travessia errada, muitas vezes colocando a vida em risco. “A consciência precisa partir da pessoa que deve se preocupar com sua integridade física e não correr riscos desnecessários. Nós estamos fazendo a nossa parte e estamos tentando alertar a todos”, afirma Hélio.

A ação é realizada em conjunto com o Tiro de Guerra, Polícia Militar e a Área Azul. Vale lembrar que as irregularidades que estão sendo percebidas durante a ação estão sendo computadas para fechar um levantamento. A preocupação da secretaria em orientar sobre a travessia na faixa se dá principalmente pela implantação do sistema de BRT/Vetor no qual a população deverá pegar ônibus nas estações tubo no meio da Leopoldino de Oliveira, Portanto, será necessário que as faixas de pedestres sejam respeitadas para evitar que acidentes ocorram.

Em parceria com o Sest, Senat, Tiro de Guerra e Polícia Militar, o Departamento de Educação no Trânsito da Settrans esteve também no entroncamento da Rua Major Eustáquio com a Rua Coronel Manoel Borges para orientar os motoristas quanto à atenção e responsabilidade no trânsito. “Esse local é considerado como um índice vermelho devido ao número de acidentes que ocorre. Por conta disso, estamos fazendo essa ação, principalmente, para orientar esses motoristas a sempre respeitar sinalização e as leis de trânsito”, explica Hélio Reis.

As blitze educativas vêm sendo realizadas neste segundo semestre e estão com foco no pedestre, levando em consideração a Semana Nacional do Trânsito de 2014, que ocorre em setembro e neste ano abordará o tema “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Vale ressaltar que a ação também trabalha questões gerais de segurança e responsabilidade no trânsito como uso de capacete e viseira pelos motociclistas e o cinto de segurança nos veículos.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar