WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/08/2014 - Uberaba inicia fiscalização de chipagem de animais em pet shops

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, inicia na próxima segunda-feira (18), a fiscalização da chipagem obrigatória de cães e gatos nos pet shops da cidade. Até o momento, apenas sete estabelecimentos que comercializam os animais se cadastraram no departamento.

O primeiro momento da fiscalização será focado na orientação para verificar se os pet shops estão adaptados ao controle de identificação e cadastro dos animais. Portanto, não haverá aplicação de multas. “A partir da chipagem, teremos o controle dos animais que estão com o cartão de vacinação em dia, se na região em que eles vivem tem suspeita de leishmaniose. Será possível também identificar os donos que abandonam seus animais. É uma forma também de diminuir o número de cães de rua”, ressaltou.

Sete funcionários já foram devidamente nomeados e capacitados para realizar a fiscalização. De acordo com o diretor do departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, a fiscalização começará nos pet shops cadastrados e em seguida será estendida a todos os outros. “Nós até orientamos os proprietários dos pet shops que ainda não se cadastraram a procurarem a Zoonoses, porque eles também serão fiscalizados e correm o risco de serem multados”, explicou.

Antônio Carlos observou ainda, que por meio do chip será possível cadastrar o nome do animal, idade, cor, raça, tamanho e os dados do proprietário. A lei municipal que prevê a obrigatoriedade da chipagem de cães e gatos entrou em vigor há cerca de seis meses e durante esse tempo, os estabelecimentos tiveram o tempo para regularização.
 
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar