WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/08/2014 - Paulo Piau e Fahim recebem unidade móvel e lançam mutirão de mamografia

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde Fahim Sawan lançaram, na tarde desta segunda-feira (11), o mutirão de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos de idade, na recém-chegada unidade móvel. Essa estrutura ficará ao lado do Centro de Atenção Integrado à Saúde da Mulher (CAISM), até o dia 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Conforme estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, 5600 mulheres uberabenses deverão ser atendidas nesse período, cerca de 60 por dia.  

A unidade móvel é uma parceria da prefeitura de Uberaba com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. “Foram destinadas 10 carretas para Minas Gerais e nós ficamos muito felizes em sermos contemplados com uma delas”, ressaltou Paulo Piau ao convocar as mulheres para o exame.

De acordo com Fahim Sawan, o ideal é realizar o exame pelo menos uma vez por ano. “As mulheres dessa faixa etária foram as que menos procuraram pelo exame. O risco esperado de câncer de mama para mulheres acima de 50 anos é de 56,09%, muito alto. Por isso é importante que nenhuma deixe de fazer. Lembrando que caso o exame dê positivo para a doença, a paciente já será encaminhada para o tratamento”, ressaltou o secretário de Saúde. 

Para agendar um horário, as pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou o próprio CAISM. O resultado deve sair em no máximo 30 dias, após ser analisado em Belo Horizonte e voltar para o CAISM. “Em 2013, 20 mulheres morreram em razão do câncer de mama em Uberaba, e, em 2014, já foram 16 óbitos, até o momento. As mulheres precisam se cuidar, pois se pegarem a doença no estado inicial as chances de cura são muito grandes”, enfatizou Fahim.

Além da mamografia, as mulheres também poderão fazer o exame de citologia do colo do útero (teste de Papanicolau), que é o preventivo para o câncer do colo de útero. A unidade móvel contará com dois técnicos de radiologia e um motorista. A Secretaria de Saúde dará apoio administrativo e suporte com o Centro de Atenção Integrado à Saúde da Mulher.

Também estiveram presentes no evento, o subsecretário de Saúde, João Lisita, e o presidente do Hospital Hélio Angotti, Delcio Scandiuzzi.
O CAISM fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160, no Parque do Mirante.
 
Comunicação SMS/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar