WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/08/2014 - Uberaba vai contemplar pessoas com deficiência com cerca de 500 cadeiras de roda

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde, Fahim Sawan, lançaram o programa “Viver sem Limites” com a entrega de 51 cadeiras de rodas. A partir da adesão da prefeitura ao programa, aproximadamente 500 cadeiras por ano chegarão a Uberaba para atendimento a população carente com deficiência. A entrega das primeiras cadeiras foi realizada na tarde desta terça-feira (5), no Centro Municipal de Educação Infantil Abadia. 


Foram entregues 16 cadeiras motorizadas adaptadas, quatro cadeiras de rodas para banho com aro de propulsão, 13 cadeiras de rodas para banho com encosto reclinável, 15 cadeiras de rodas comuns adaptadas e três cadeiras de rodas para pessoas acima de 90 quilos. “Queremos suprir toda a demanda reprimida existente na nossa microrregião até o final deste ano. O importante é que essas cadeiras serão doadas aos pacientes e não emprestadas”, ressaltou o secretário de Saúde, Fahim Sawan. 


Para o prefeito Paulo Piau, as pessoas com deficiência merecem toda a atenção do poder público e da sociedade para que tenham melhor qualidade de vida e, consequentemente, mais oportunidades para desenvolver suas atividades. “Queremos programas que facilitem a vida dessas pessoas”, explicou.   


Como participar do programa 
A novidade do Viver sem Limites são as cadeiras motorizadas que custam quase R$10 mil no mercado, e Uberaba vai fornecer cerca de 60 gratuitamente por ano. O programa foi possível para o município depois de um convênio firmado com o governo federal no semestre passado. A previsão é que, até o fim deste ano, mais 200 cadeiras sejam entregues. Elas serão feitas sob medida para cada paciente e doadas aos que estiverem inscritos no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS).


O programa possibilita aos médicos e fisioterapeutas o encaminhamento do paciente com o laudo e receituário para o Centro de Reabilitação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde ele passará por uma triagem. Após essa etapa, serão tiradas as medidas e em seguida encaminhadas à fábrica, na qual será produzida uma cadeira de rodas personalizada para cada paciente, de acordo com suas necessidades. 
 
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar