WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/07/2014 - Vacina contra hepatite A atende quase 500 crianças

Pela primeira vez na rede pública, a vacina continuará disponível 
 
Segundo o último levantamento feito pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia, 486 crianças já foram vacinadas contra a hepatite A. A vacinação começou no último dia 21 e foi incluída no calendário nacional para a faixa etária de um ano a menores de dois anos. 


As crianças podem ser vacinadas em todas as UBSs, UMSs e URSs da cidade. Para isso, basta que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação. Nos primeiros meses, quando é o período de inclusão da vacina no calendário da rede pública, a secretaria receberá 600 doses mensalmente. 


“Com pouco mais de uma semana já batemos a expectativa de todo o mês, que é de 400 a 500 crianças. As crianças fazem parte de um grupo de risco, pois ainda não possuem o sistema imunológico pronto e estão mais propensos a se infectarem com o vírus”, ressaltou o secretário de Saúde, Fahim Sawan. 


A hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada por vírus, que é transmitido por via oral-fecal de uma pessoa infectada para outra saudável, ou por meio de alimentos (principalmente frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada. O diagnóstico é feito por meio da detecção de anticorpos contra o vírus VHA no sangue.Antes, a vacina era fornecida apenas pela rede particular, mas a partir deste ano, mais precisamente deste semestre, foi incluída no calendário nacional de vacinação.  
 
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar