WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/07/2014 - Prefeitura de Uberaba capacita médicos e enfermeiros para tratar tuberculose

 
A Secretaria de Saúde -- por meio do Departamento de Epidemiologia e do Serviço de Controle de Tuberculose -- promove Curso de Capacitação sobre Tuberculose para médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde - UBSs, na próxima quarta-feira (23), no Centro de Educação em Saúde (CES). Uma turma será capacitada na parte da manhã, a partir das 7h30 e a outra a partir das 13h30, com duração de quatro horas cada. 


Nas atividades serão trabalhadas as diretrizes do Programa Nacional de Controle à Tuberculose, que segue norma do Ministério da Saúde. “Os nossos profissionais vão ser treinados a trabalhar dentro da detecção precoce de casos de tuberculose, evitando que eles sejam descobertos quando já estiverem bastante avançados”, ressaltou o secretário de Saúde, Fahim Sawan. 


Cerca de 80 pessoas -- entre médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) e da Rede -- devem participar do curso. De acordo com a Referência Técnica do Programa de Controle à Tuberculose, Patrícia Borges, o objetivo é capacitar também alguns médicos das UPAs. “Nós temos uma entrada muito grande de pacientes com tuberculose que vão às UPAs, ao invés de irem às UBSs”, explicou. 


Segundo Patrícia, o objetivo da capacitação é aumentar as chances de descobrir mais rápido a doença, com a investigação dos sintomas de tuberculose. “É importante se atentar para os sintomas, como uma tosse que não melhora ou até mesmo um emagrecimento. Se os profissionais começarem a prestar atenção nesses sintomas, desde cedo, e já solicitarem os exames, aumentam-se as chances de se fazer um diagnóstico precoce”, enfatizou. A tuberculose é diagnosticada por meio do exame de escarro.O Centro de Educação em Saúde (CES) funciona na própria Secretaria de Saúde, na avenida Guilherme Ferreira, 1538. 


 Jorn. Marcela Matarim
Comunicação SMS/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar