WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/06/2014 - Saúde procura doadoras para suprir falta de leite humano no CAISM

A Secretaria de Saúde, por meio do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), precisa de doadoras de leite para o Banco de Leite Humano, com urgência, para suprir a demanda das UTI’s Neonatal. Em média, a distribuição mensal é de 34 litros, mas o Banco está coletando apenas 30 litros por mês.


O secretário de Saúde, Fahim Sawan, explica que o leite humano é de suma importância para o desenvolvimento do bebê prematuro, recém-nascido abaixo do peso, imunodeprimido e desnutrido. “Doar leite humano é um ato de amor e pode salvar vidas”, ressaltou.


Como doar - Uma equipe do CAISM vai até a casa da mãe, faz a coleta da amostra do leite para análise. Também é feito coleta de sangue para ver se está tudo bem com a saúde da mulher. A partir disso, se estiver tudo certo, ela já pode virar doadora, deixando o nome e endereço no CAISM. Um motorista e uma enfermeira deixarão o vidro esterilizado, periodicamente na casa da doadora e depois voltarão para recolher, quando o vidro estiver cheio. A quantidade de leite doada é definida de acordo com o tanto de leite que está sobrando da mulher. “Enquanto a mãe tiver leite e quiser doar, será muito bem vinda”, enfatizou Fahim. 


A doação é feita das 7h às 17h e as mães que tem interesse e disponibilidade de doar, devem entrar em contato com o CAISM pelo telefone (34) 3332-0559, para agendar um horário. Todos os leites recolhidos são doados para as UTI’s Neonatal dos hospitais: São Domingos, Hospital de Clínicas da UFTM e Hospital Universitário Mário Palmério. No mês de maio, o Banco de Leite Humano contou com 31 doadoras.


Caso o bebê esteja na UTI e a mãe precise recolher o leite para ele, ela deve ir até o CAISM, onde será feita a coleta. Em seguida, o leite será pasteurizado e depois segue para o bebê. O CAIMS fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, Nº 1.160, no Parque do Mirante.  
 
Jorn. Marcela Matarim
Comunicação SMS/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar