WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/06/2014 - Uberaba ganha prêmio nacional pelo combate à dengue

Uberaba foi premiada nacionalmente pelo trabalho de combate à dengue. A experiência do município que reduziu o número de casos em mais de 96% foi considerada um exemplo no XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Na Mostra Brasil aqui tem SUS, o projeto: Estratégia de gestão, controle e prevenção da dengue no município de Uberaba, ficou entre os 10 melhores projetos de experiência exitosa, selecionados pelo COSEMS de Minas Gerais (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) e foi premiada no evento nacional que aconteceu em Serra, no Espírito Santo. Uberaba foi representada pelo secretário municipal de Saúde Fahim Sawan. A experiência de Uberaba, em especial o monitoramento eletrônico e identificação em tempo real de possíveis focos do mosquito possibilitando o combate geo referenciado foi elogiado por todos os presentes.    

“Essa é a vitória de um procedimento realizado com sucesso e queremos agradecer aos nossos mais de 300 mil uberabenses que foram fundamentais nessa luta”, ressaltou o prefeito Paulo Piau.

O secretário de Saúde explica que as ações habituais de combate ao mosquito Aedes aegypit continuam e o trabalho não pode parar. “Nós só ficamos entre os  melhores, devido ao intenso trabalho contra a Dengue que realizamos em 2013 e 2014 e ao resultado expressivo que obtivemos com a diminuição significativa de casos de dengue confirmados, em 2014”, destacou Fahim Sawan.

A realização da Mostra “Brasil aqui tem SUS” tem o objetivo de propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem sucedidas no SUS e estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando a garantia do direito à saúde. O Congresso do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) já se consolidou como um dos maiores e mais importantes da área da saúde pública no Brasil e no mundo, reunindo milhares de gestores municípios e estaduais, trabalhadores, pesquisadores, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira.  “Quando assumimos herdando uma epidemia eu disse que nos próximos anos não aceitaríamos que Uberaba passasse por isso novamente, no primeiro ano do nosso controle, a população atendeu ao nosso chamado, trabalhamos de maneira inteligente, utilizando tecnologia e hoje esse prêmio não é apenas da Prefeitura, mas de toda Uberaba”, finalizou Paulo Piau.   

 

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar