WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

07/06/2014 - Prefeitura inicia ciclo 2014/2015 da campanha Minha Casa Não tem Dengue

Foto: Enerson Cleiton

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde Fahim Sawan, encerraram a Campanha 2013/2014 “Dengue em Uberaba: Epidemia Nunca Mais” e lançaram a nova campanha para o ciclo 2014/2015 Minha Casa Não tem Dengue. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), na Praça da Abadia. O diretor da Ecovec, empresa especializada na prevenção à Dengue, Luis Felipe Barroso esteve presente.

Os secretários Roberto Indaiá, José Elias Miziara, Denis Silva, Emanuel Kapel e Silvana Elias também participaram do evento e tiveram grande importância para a mobilização social de enfrentamento à doença que atingiu o município no ano anterior, bem como os secretário Luiz Alberto Medina e Fernando Hueb, além do Tiro de Guerra, escolas e a população em geral.

Paulo Piau enfatizou que esse resultado não corresponde a apenas sorte. “A nossa região inteira tem casos de infestação relativamente grande e com mortes, inclusive. Eu vejo um trabalho de inteligência e podemos comparar com a guerra da criminalidade. A polícia faz um trabalho de inteligência contra o crime e nós fizemos um trabalho de inteligência contra a dengue. E fomos vitoriosos. Além do trabalho bruto, que é ir atrás e fazer o combate, também tivemos o trabalho de inteligência feito com a UFMG, por meio da ECOVEC, com as 900 armadilhas de monitoramento para combater o mosquito. O meio ambiente agradece, porque jogamos menos inseticida nele. Isso virou modelo para o Brasil”, ressaltou.

Uberaba passou do estado de epidemia, em 2013, com 2.802 casos confirmados de dengue e 20 óbitos registrados, para 108 casos confirmados e nenhum óbito, em 2014. “Em 2013, pegamos uma cidade muito suja e descuidada, com números insuficientes de agentes comunitários e de zoonoses. O prefeito criou um decreto para fazermos de tudo para evitar sofrimento e morte. Era a maior infestação que Uberaba já tinha tido e nós tínhamos muito pouco tempo de governo. Portanto, os nossos resultados mostram que estamos no caminho certo e não podemos deixar isso acontecer de novo na nossa cidade”, enfatizou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.

O secretário adiantou que o novo ciclo de combate que se inicia contará com a ajuda dos 300 agentes comunitários da pasta. “A nossa nova ação é agregar o trabalho dos agentes comunitários, que agora também vão participar do trabalho de pesquisa dos focos. Nesse ano tivemos 100 casos, mas nessa mesma época, em 2013, já tínhamos as 20 mortes. Agora é hora de começar o preparativo e recomeçar um trabalho, onde vamos manter o Monitoramento em Tempo Real. Mas o mais importante, é, que isso tudo só aconteceu com a confiança que o prefeito Paulo Piau teve na nossa equipe da Saúde”, destacou.

Fahim explicou, ainda, que a cada 10 mosquitos existentes, oito estão dentro da casa das pessoas. “As pessoas falam que Uberaba teve sorte de não ter o tipo 4 da dengue, mas em Uberlândia, por exemplo, que tem as mesmas condições pluviais e climáticas, tem esse tipo. Nós não tivemos porque combatemos o mosquito. Quando aparece o primeiro foco e o primeiro sinal de infestação, nós já damos o combate”, salientou.

O Plano Nacional de Combate a Dengue (PNCD) orienta que se inicie o combate quanto existem 300 suspeitas e 100 confirmados de dengue. “A nossa ideia foi inverter a lógica do Ministério da Saúde e combater o mosquito a partir do local onde ele existe e, por isso, não esperamos. Estamos atingindo os 100 casos confirmados somente agora”, explicou o secretário de Saúde.

O diretor da Ecovec, Luis Felipe Barroso, parabenizou o trabalho realizado na cidade e agradeceu pela parceria que a Secretaria de Saúde firmou com a UFMG e a Ecovec.

 

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar