WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

30/05/2014 - Settrans dá inicio à Campanha de Conscientização para o Risco de Soltar Pipa e o Uso do Cerol

Foto: Sebastião Santos

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), por meio do Departamento de Educação no Transito e Departamento de Postura, em parceria com a Guarda Municipal, detalharam através de entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta última quinta-feira, as ações a serem desencadeadas através da Campanha de Conscientização dos Riscos de Soltar Pipa e o Uso Cerol para a prevenção do acidentes com cerol e pipas em Uberaba.

Em razão da proximidade das férias, época em que aumenta o número de pipas no céu e, consequentemente, aumenta o risco e índice de acidentes com as mesmas, a Settrans busca uma ação mais intensa na questão da conscientização para a população. No ano passado, durante o período de junho a agosto, os números de apreensão de linha com cerol e pipas variaram de 100 a 150 por dia.

Os locais onde mais se têm ocorrências de acidentes são os bairros Abadia, Parque das Américas e Boa Vista, considerados pelo chefe de Trânsito da Guarda Municipal, cabo Rodrigues, como locais críticos. Ele aponta que nestes locais será realizada uma ação mais intensa, não só na apreensão de pipas, mas também em fiscalização de estabelecimentos comerciais onde há indícios da venda de linha com cerol.

“Nós temos problemas com a fiscalização, pois ao perceber a presença da guarda municipal, quem está soltando pipa corta a linha e se exime do crime. Isso acaba tornando a prática ainda mais perigosa, pois deixando a pipa à deriva ela pode acabar parando no meio de uma via pública e quando com cerol, pode provocar cortes em alguma pessoa”, conta cabo Rodrigues.

O chefe do Departamento de Educação no Transito, Hélio Reis, considerou que as ações educativas do departamento já têm como objetivo conscientizar os ciclistas e motociclistas a respeito do risco das linhas de pipas nesta época do ano. “Além de tentar prevenir os grupos que geralmente são vítima por conta do cerol, indicamos o uso de antenas, trabalhamos também no sentido de educar as crianças e adolescentes esclarecendo que esta prática pode matar ou ferir outras pessoas. Neste ano, vamos focar também na conscientização dos pais, para que eles também fiscalizem seus filhos, verificando que tipo de linha estão usando e os locais onde estão soltando a pipa”, disse Hélio Reis.

A prática de soltar pipa em distância menor que 500 metros das redes elétricas é crime previsto em lei municipal e a multa pode variar de R$185 a R$1.850. O chefe do Departamento de Postura, Renê Inácio de Freitas, enfatiza que será notificado qualquer um que esteja soltando pipas em áreas de risco, independente de a mesma estar provida de cerol ou não. “Caso infrator seja menor de idade, iremos direcionar a infração para o responsável”, completa.

A partir do mês que vem a panfletagem e a campanha de conscientização dos riscos de soltar pipa em perímetro urbano começam a ser realizadas. O material será inserido nas Blitz Educativas, além de ser disponibilizados nas escolas para crianças e adolescentes.

 

Felipe Madeira

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar