WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/05/2014 - Fahim Sawan inaugura projeto Caminhos do Cuidado

O secretario de Saúde, Fahim Sawan, realizou a palestra de lançamento do programa “Caminhos do Cuidado”, na tarde desta segunda-feira (12), no anfiteatro do Centro Administrativo. O projeto tem o objetivo de capacitar os agentes comunitários e auxiliares e/ou técnicos de enfermagem para a redução de danos de usuários de crack, álcool e outras drogas, assim como suas famílias.

Durante a palestra, Fahim Sawan falou sobre as perspectivas dos jovens, sobre sexualidade, gravidez na adolescência, drogas, violência, DST’s, AIDS e HPV. “Atualmente a expectativa de vida dos brasileiros já passa dos 72 anos, mas só tem uma faixa de idade que nós não conseguimos diminuir a mortalidade: a dos jovens, que em sua maioria tem como causa de morte, fatores externos, como drogas, acidentes de trânsito, violência, e não causa natural. Esse programa é importante para descobrirmos se a criança e o jovem estão no caminho certo ou não”, ressaltou o secretário.

Também estiveram presentes no evento o Especialista em Políticas e Gestão de Saúde e Referência Técnica em Saúde Mental, da Superintendência Regional de Saúde, Reginaldo Costa Sakamoto, que explicou sobre o conteúdo programático do programa, a psicóloga e conselheira, representante do Conselho Regional de Psicologia e do Comad, Odila Maria Fernandes, que palestrou sobre a redução de danos, além do psicólogo e diretor da diretoria de Atenção Psicossocial da SMS, Sérgio Marçal.

O projeto qualificará cerca de 500 profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), que serão divididos em grupos de 40 pessoas. Cada turma terá cinco encontros, com carga horária de 60 horas, sendo 40 horas presenciais e 20 horas de dispersão. A previsão é que o programa percorra todo o ano de 2014. O projeto também tem o objetivo de descobrir talentos dos dependentes e até mesmo orientar a família sobre como lidar com a situação. “Essa é uma ferramenta a mais para preencher uma lacuna e capacitar os profissionais para lidar com o crack, álcool e outras drogas em geral”, destacou Reginaldo Costa Sakamoto.

A capacitação acontecerá sempre às segundas-feiras, das 8h às 17h, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Artur Machado. Ela será ministrada por duas enfermeiras da rede municipal, que foram treinadas pela Escola Pública de Saúde, em um curso realizado em Belo Horizonte.

“É uma alegria podermos recomeçar esse trabalho e estamos realmente empenhados nesse projeto, desafiador, de vencer o crack. Nós não podemos nunca nos conformar com as drogas e precisamos nos juntar para fazer a diferença na saúde das pessoas, porque sozinhos não conseguimos chegar a lugar algum”, concluiu Fahim Sawan.

 

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar