WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/05/2014 - Convênio entre Saúde e universidades melhora fluxo das UPA’s

A Secretaria Municipal de Saúde firmou convênio com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Universidade de Uberaba (Uniube) e seus respectivos hospitais, onde os médicos residentes do Hospital das Clínicas da UFTM agora atendem na UPA do Mirante e os residentes do Hospital Universitário Mário Palmério atendem na UPA do São Benedito, inclusive com coleta laboratorial. O convênio com o HC-UFTM se iniciou há cerca de 40 dias e com o Mário Palmério há 20 dias.

 “Só temos que agradecer às duas faculdades de medicina e, consequentemente, à UFTM e à UNIUBE, por firmarem essa e várias outras parcerias com a Secretaria de Saúde. Esse convênio tem o objetivo de permitir a formação acadêmica dos residentes e, o mais importante, proporcionar melhor atendimento aos uberabenses e melhor resolutividade quanto ao fluxo dos pacientes nas UPA’s”, ressaltou o secretário Fahim Sawan.

Os médicos acompanham o atendimento das UPA’s, avaliam, veem quais procedimentos devem ser tomados e analisam quais pacientes podem ser transferidos para os hospitais. Quando há vagas nos hospitais das universidades, os pacientes já são encaminhados ao longo do dia. As equipes médicas fazem as visitas de segunda à sexta-feira, a partir das 7 horas.

De acordo com o diretor de Regulação, Eurípedes Leitão, o convênio proporcionou a melhora nas transferências hospitalares, com um fluxo mais eficiente. Na ortopedia, por exemplo, os pacientes já saem da UPA atendidos e com as cirurgias marcadas. “O fluxo de cateterismo também foi otimizado, já que antes os pacientes aguardavam muito na fila de espera. Quando é detectado pelo médico que o caso é de urgência, os procedimentos já são feitos imediatamente e quando não é, conseguimos agendar com rapidez, diminuindo muito o tempo de espera”, explicou. Leitão contou, ainda, que os médicos residentes estão, inclusive, sugerindo melhorias no atendimento para passar à secretaria.

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar