WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/04/2014 - Saúde dá início à campanha de vacinação contra o H1N1 na UAI

A Secretaria de Saúde de Uberaba deu o pontapé inicial na Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1 nesta quarta-feira (23), na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). Apesar de fazer o lançamento para os idosos acima de 60 anos, todas as outras unidades de saúde, menos as UPA’s, estavam vacinando simultaneamente os outros grupos preconizados pelo Ministério da Saúde. A expectativa é a de que 73 mil pessoas sejam vacinadas até o dia 9 de maio. “Começamos com os idosos porque eles são o grupo mais frágil a esse tipo de doença. A maioria deles já tem o sistema imune comprometido por alguma outra doença e se complicam mais facilmente do que os outros grupos” disse o secretário Fahim Sawan.

A novidade deste ano é que a vacinação se estendeu para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Em 2013 esse grupo era restrito a crianças menores de dois anos. Em função disso, o número de doses recebidas pelo município é um pouco maior. No ano passado Uberaba recebeu 68 mil doses e, neste ano, esse número aumentou para 73 mil.

Além de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e idosos acima de 60 anos, os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde são: - profissionais da área da saúde- povos indígenas- gestantes- puérperas até 45 dias após o parto- presidiários - funcionários do sistema prisional- pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (doenças respiratórias, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, obesos, transplantados, imunossupressão e portadores de trissomias) - hipertensos (associada à outra doença crônica).

 A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as pessoas levem atestados ou laudos médicos na hora de se vacinar.

No dia 26 deste mês, sábado, acontece o “Dia D” de mobilização. A vacinação vai acontecer em todas as unidades de saúde, inclusive na zona rural, das 08h00 às 17h00.

No ano passado foram registrados 23 casos positivos de H1N1 com oito óbitos em Uberaba.

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar