WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/04/2014 - Campanha de vacinação contra o H1N1 começa dia 23 de abril em Uberaba

A secretaria de Saúde de Uberaba anunciou a data do início da campanha de vacinação contra o vírus H1N1. De acordo com o departamento de vigilância epidemiológica, as vacinas estarão disponíveis a partir do dia 23 de abril em todas as unidades de saúde menos nas UPAs. O “Dia D”, de mobilização social, será dia 26 de abril (sábado) e a campanha termina no dia 9 de maio. A novidade deste ano é que a imunização será para as crianças de até cinco anos. Em 2013, o Ministério da Saúde - MS preconizou a vacinação de apenas crianças com até dois anos de idade.

“Essa é uma gripe forte, que pode levar a complicações graves e até mesmo causar a morte, principalmente de idosos e portadores de doenças crônicas. Por isso é importante os grupos de riscos ficarem atentos as datas e não deixarem de tomar a vacina, porque com a diminuição das temperaturas, como é comum nessa época do ano, a proliferação do vírus fica mais intensa”, ressaltou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.

Para esse ano, o MS definiu como grupos de risco: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), idosos acima de 60 anos, profissionais da área da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, presidiários, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças respiratórias, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes, obesos, transplantados, imunossupressão e portadores de trissomias. Lembrando que no caso de hipertensão, o paciente será imunizado em caso de comorbidade, ou seja, a doença tem que estar associada a outra doença crônica. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as pessoas levem atestados médicos na hora de se vacinarem.

Em Uberaba, a expectativa é que 73 mil pessoas sejam vacinadas contra a gripe. Em todo o Brasil, 49,6 milhões de pessoas devem ser imunizadas.

Em 2013, Uberaba vacinou quase 100 mil pessoas sendo que 30% foram de vacinas compradas com recursos da Prefeitura e as outras vindas do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde registrou, ainda, 23 casos positivos de H1N1 e oito óbitos somente em Uberaba. Por ser uma cidade macropolo regional, foram atendidas, nos hospitais e unidades daqui, mais cinco casos positivos e três óbitos de cidades vizinhas.

A doença - A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. A síndrome gripalse caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaléia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves existe dificuldade respiratória associada, que geralmente requer hospitalização.

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar