WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/04/2014 - Piau e Fahim participam da Pré-Conferência Municipal sobre a Saúde do Trabalhador

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou a Pré-Conferencia Municipal de Uberaba, com o tema central: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”, no último sábado (12), no Centro Cultural e Cenecista Joubert de Carvalho. Estiveram presentes o prefeito Paulo Piau, o secretário de Saúde Fahim Sawan, o superintendente Regional de Saúde Iraci Neto, além das representantes do Cerest Minas Gerais, Janaina Passos de Paula, coordenadora de Atenção a Saúde do Trabalhador e Marcela de Lacerda Alexandrino, referência técnica de Saúde do Trabalhador.

O prefeito Paulo Piau ressaltou a importância da realização de eventos como a pré-conferência, sendo um local para debate, ampliando as oportunidades de conhecimento. “Em 2013, participei de todas as Conferências. Entendo a oportunidade que eventos como este nos trazem, pois é um momento de aprendizagem, de ouvir as pessoas, profissionais e acompanhar o andamento das atividades e os planos de melhorias. A Saúde é uma secretaria que não tem toda a verba que necessita, mas temos lutado muito para melhorar a saúde de Uberaba e eu valorizo os servidores desta pasta”, declarou.

Já o secretário Fahim Sawan, destacou que a Pré-Conferencia é um momento de aprimorar o conhecimento e adiantou que o projeto do Plano Cerest será revisto para esse ano. “Para nós, o Cerest tem uma grande importância e precisa realmente ser a maneira de se aproximar do trabalhador. Esse encontro é muito importante e vamos, de agora em diante, culminar com alguns congressos para a saúde de todos os trabalhadores, não só os da Secretaria de Saúde”, enfatizou.

Fahim afirmou que trabalhar na saúde não é uma tarefa fácil. “Para trabalhar na saúde tem que gostar de gente, e, acima de tudo, ser gente. Eu tenho que me sentir feliz no meu trabalho, porque se eu não me sinto feliz e se eu não estiver com a minha saúde em dia, como vou poder ajudar alguém que precisa da minha ajuda em saúde?”, ponderou.

A coordenadora de Atenção a Saúde do Trabalhador, Janaina Passos de Paula, mostrou em sua palestra a estrutura da política de saúde do trabalhador. “A Conferência de Saúde do Trabalhador esse ano é sobre a implantação da política de saúde do trabalhador, que foi publicada em 2012, apesar de ser trabalhada há muitos anos. Essa política trás um pouco sobre as atribuições de cada ente da federação (união, estado e município) e fala um pouco sobre os objetivos e estratégias que podem ser utilizadas para implantação dessa política”, disse Janaina.

Para ela, a importância desse evento é nacional vendo a questão do desenvolvimento socioeconômico do capitalismo e como ele influencia na saúde dos trabalhadores. “Essa conferência temática é importante para mostrar como o trabalhador está adoecendo e morrendo e, principalmente, para que a gente possa discutir um pouco sobre essas ações de prevenção”, completou a coordenadora.

O evento antecedeu a IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, assim como a IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Etapa da Região Ampliada Triângulo Sul e teve o objetivo de reunir todos os trabalhadores, usuários, gestores e prestadores da área da saúde para fortalecer as ações em saúde e para a implementação da Política Nacional de Saúde do trabalhador e da trabalhadora.

A Pré-Conferencia foi dividida em sub-eixos - Sub-Eixo (1): O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; Sub-Eixo (2): Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; Sub-Eixo (3): Efetivação da Política Nacional e Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; Sub-Eixo (4): Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos municípios, Estado e União.

 

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar