WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/04/2014 - Vacinação contra o HPV continua nas UMSs até o final deste ano

A campanha de vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) de Uberaba terminou nesta quinta-feira (10). Segundo dados finais da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia, a campanha atingiu sua meta, vacinando 82,9% do total das meninas, de 11 a 13 anos. Ao todo, 5.062 pré-adolescentes foram vacinadas, sendo 3.676 em escolas (municipais, estaduais e particulares) e 1.386 nas Unidades Matriciais de Saúde (UMS’s)

Segundo o levantamento feito pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, todos os anos morrem, em média, 15 mulheres por causa do câncer do colo de útero, em Uberaba. “O vírus do HPV é o principal causador do câncer do colo de útero, que é o 2º mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama. Poder vacinar essas meninas que ainda não iniciaram sua vida sexual é sinônimo de uma geração futura sem a doença”, ressaltou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.

A campanha começou no dia 10 de março e percorreu 75 escolas. As meninas que, por algum motivo, perderam a vacinação em suas instituições de ensino, tiveram a chance de remarcá-la em uma das nove UMS’s. A vacinação foi nominal, ou seja, não podendo ser destinada para outra criança, além de ser necessária a autorização dos pais para a imunização.

As meninas receberão três doses, sendo a primeira encerrada nesse mês de março, a segunda dose será aplicada daqui a seis meses, em setembro, e a terceira e última dose, daqui a cinco anos, em 2019.

A distribuição de vacinas contra o HPV de forma gratuita foi um projeto do secretário Fahim Sawan quando ainda era deputado estadual e do deputado Carlos Mosconi, na época juntos na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Com o projeto em vigor pelo Ministério da Saúde a partir deste ano, as famílias não vão precisar gastar tanto dinheiro para a prevenção, já que cada dose da vacina pode variar entre R$ 250 e R$ 300.

Apesar da campanha não ser prorrogada, a vacina contra o HPV entra no calendário de vacinação até o final deste ano e todas as meninas de 11 a 13 anos podem continuar se vacinando em qualquer uma das Unidades Matriciais de Saúde da cidade. Basta que estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis e levem os documentos com foto e cartão de vacina. A partir do ano que vem a faixa etária muda e serão aplicadas as vacinas apenas em meninas de 9 a 11 anos.

 

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar