WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/04/2014 - 12 quilos de ovos de Páscoa são apreendidos na Operação Chocolate

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), já fiscalizou 11 estabelecimentos na Operação Chocolate, que iniciou na última terça-feira (1º). Destes, apenas um apresentou irregularidades, com apreensão de 12,6 quilos de ovos de Páscoa, logo no primeiro dia da operação. “Além das fábricas e casas de chocolate, nós ampliamos e as equipes também estão vistoriando os supermercados. Lembrando que a população pode denunciar pessoas que fabricam chocolate em suas próprias residências, informalmente, pois não temos esse acesso”, destacou o secretário, Fahim Sawan.

De acordo com o diretor da VISA, Nelson Ranieri, os produtos apreendidos estavam sendo comercializados sem embalagem e sem identificação de procedência, em um supermercado localizado no Bairro Abadia. “Os produtos estavam dentro de caixas grandes, sem embalagem e consequentemente, sem as informações de quem fabricou e quando foi fabricado”, explicou.

O objetivo da Operação Chocolate é verificar a validade dos produtos, modo de conservação, armazenagem (temperatura) e de higiene. Uma equipe é responsável pela fiscalização na parte da manhã e outra na parte da tarde. A Operação segue até a Páscoa.

Operação Semana Santa

Já dentro da Operação Semana Santa, dos cerca de 30 locais fiscalizados, três apresentaram irregularidade até o momento. No primeiro, situado no Bairro de Lourdes, 40 quilos de peixes foram apreendidos em um varejão, por não oferecer estrutura para a venda de pescados.

No segundo caso, que aconteceu na sexta-feira passada (28), foram apreendidos 35 quilos de produtos em um supermercado situado no Bairro Santa Maria. O fato aconteceu porque a pista fria estava fora da temperatura necessária, descongelando os peixes.

O terceiro caso de irregularidade foi registrado após denúncia anônima, onde uma borracharia estava comercializando peixe. Apesar do produto estar sendo conservado na temperatura adequada, ele não possuía nota fiscal, o que sugere que o produto seja de origem duvidosa. Quinze quilos de peixes foram apreendidos no local. A operação segue até o dia 25 de abril, uma semana após o feriado.

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar