WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/04/2014 - Saúde e Educação definem novas metas para o Programa Saúde na Escola

O secretário de Saúde, FahimSawan, a secretária de Educação e Cultura, Silvana Elias, o superintendente Regional de Ensino, Eduardo Callegari, além dos coordenadores Frederico Nóbrega e Eliete Rodrigues, se reuniram na tarde da última segunda-feira (31) para alinhar novos pontos do Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE é um programa intersetorial, de política pública, que aproveita o espaço da escola para desenvolver ações de avaliação, promoção e prevenção dos alunos e capacitação dos profissionais da saúde e educação para trabalhar na área.

Em Uberaba, a primeira fase do programa foi iniciada em agosto de 2013, com 91 escolas municipais, estaduais e creches, atendendo 42 mil alunos, de todas as faixas etárias e, segue até julho deste ano. “A FGV monitora o PSE, que é considerado um dos 16 projetos prioritários do governo Paulo Piau. É um programa extremamente importante, que entre tantas coisas, controla a obesidade das crianças e uma das últimas conquistas foi a vacinação contra o HPV”, destacou o secretário Fahim.

De acordo com ele, entre as ações desenvolvidas estão o controle de peso e medida, identificando obesidade, magreza extrema ou desnutrição (avaliação antropométrica), a verificação da situação vacinal, onde as crianças que estão com o cartão de vacina desatualizado são encaminhadas para as UBS’s, promoção e prevenção de alimentação saudável, prevenção de álcool, tabaco, crack e outras drogas, prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, promoção da paz e direitos humanos e criação de grupos de saúde mental. “Nós pedimos a colaboração dos pais para as crianças apresentarem o cartão do SUS e o cartão de vacina para facilitar o nosso trabalho. Somente a parte de saúde bucal é que necessita da autorização dos responsáveis por escrito, para ser desenvolvida”, ressaltou.

As equipes também cuidam da saúde ocular, fazendo uma avaliação, e posteriormente encaminham para um médico. A partir do segundo semestre, os óculos serão fornecidos por meio do Programa Olhar Brasil. Um dos grandes motivos de evasão escolar diz respeito justamente aos problemas de visão. “Muitas vezes a criança não enxerga e tem maior dificuldade de aprendizagem”, explicou o coordenador Frederico.

O PSE também oferece avaliação da saúde bucal. “Nós temos uma parceria com o SESC e a UFTM que levam consultórios itinerantes odontológicos e oftalmológicos, até as escolas, para atender as crianças”, contou o coordenador.

Ainda segundo Frederico, um dos maiores problemas identificados é a alimentação das crianças. “Muitas crianças comem mal e estão obesas, com a avaliação antropométrica revelando altos índices. Por isso, nós estamos adquirindo 90 balanças que vão ser distribuídas para todas as escolas e já capacitamos os profissionais para trabalhar com a alimentação saudável”, ressaltou.

Ainda dentro do projeto, do dia 7 a 14 de abril, será realizada a Semana da Saúde na Escola, priorizando as práticas corporais, com intuito de promover a cultura da paz. “O Ministério da Saúde entende que além da competitividade, é preciso abordar o cooperativismo e o trabalho em equipe e nada melhor do que começar essa ação no dia mundial da saúde” disse Fahim Sawan.

Até o dia 30 de maio, será concluído o levantamento da saúde ocular e até o dia 30 de junho, o de saúde bucal. Já até o dia 25 de abril, as novas ações para a segunda fase do projeto, que inicia em agosto, devem ser definidas.

Na secretária de Saúde, o PSE é desenvolvido pelas equipes de Saúde na Família, onde cada uma cobre as escolas que estão em suas áreas de abrangência, com médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares e agentes comunitários. O Programa Saúde na Escola é gerido pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), pelas Secretárias de Saúde e Educação e Cultura, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino.

 

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar