WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/03/2014 - Vigilância Sanitária inicia Operação Chocolate

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), inicia na próxima semana a Operação Chocolate, em fábricas e estabelecimentos que vendem o produto. A fiscalização acontece paralelamente a de peixarias e supermercados e, inicia na próxima terça-feira (1º), seguindo ao longo da semana. Cerca de dez locais devem ser vistoriados. “Nós destinamos duas equipes para fazer a fiscalização em lugares que vendem pescados e uma terceira equipe para vistoriar locais de manipulação de chocolate”, explicou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.

O objetivo da Operação Chocolate é verificar a validade dos produtos, modos de conservação e de higiene dos estabelecimentos comerciais. Já nas fábricas, são fiscalizados os processos das boas práticas de fabricação, processo de trabalho, armazenagem (temperatura), além de condições de higiene e prazo de validade. “Chocolate é perecível e pode ser um veículo de contaminação”, explicou o diretor da Vigilância Sanitária, Nelson Ranieri.

Ranieri pontuou, também, que muitas pessoas exercem a atividade de forma informal, produzindo chocolate em suas próprias residências. “Esse é um problema, porque não conseguimos identificar onde acontece. A contribuição da população é muito importante e as pessoas podem denunciar esses locais”, ressaltou.

Operação Semana Santa

A Operação Semana Santa, que acontece em peixarias, supermercados e açougues, começou no último dia 10 e segue até o dia 25 de abril, uma semana após o feriado. “Na semana da Páscoa, os comerciantes compram muita mercadoria e depois que passa a Semana Santa, fazem várias promoções. O objetivo é averiguarmos se existe a venda irregular dos produtos que sobraram, na semana depois do feriado” disse Fahim.

Segundo o diretor da VISA, os maiores problemas devem surgir na semana da Páscoa. “Como não estamos tão próximos, o comerciantes estão vendendo mais produtos congelados e com eles não têm problemas. Mais próximo à data, quando se encontra muito peixe fresco, a fiscalização deve ser redobrada”, enfatizou Nelson Ranieri.

Até o momento, 30 estabelecimentos já foram fiscalizando pela Operação Semana Santa, sendo que destes, apenas um, situado no Bairro de Lourdes, apresentou irregularidades, com a apreensão de 40 quilos de peixes.

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar