WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/03/2014 - Uberaba volta a ser referência em cardiologia em Minas Gerais

A Secretaria de Saúde de Uberaba fechou mais uma parceria com o Governo do Estado e com o Hospital Escola para fazer cirurgias cardiológicas pediátricas no município. Serão 100 cirurgias por ano e um aumento na verba de repasse de quase R$ 1 milhão para atender pacientes de todo o estado. As cirurgias serão feitas desde recém nascidos até crianças de 12 anos. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Fahim Sawan.

Apenas Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora faziam esses procedimentos para cobrir Minas Gerais. A partir de maio, Uberaba entra na lista de um seleto grupo de cidades e também se torna referência em cardiologia. “Antes tínhamos que mandar nossos pacientes para BH e outras cidades para fazer essas cirurgias, agora eles fazem aqui mesmo. A nossa intenção é fazer com que Uberaba volte a ser referência, não só em cardiologia, como em tudo o que diz respeito à saúde”, disse Fahim Sawan.

Fahim destacou ainda que Uberaba não estava incluída na lista para receber as cirurgias e que foi preciso um esforço muito grande para que esse quadro fosse revertido. “Fizemos várias reuniões para conseguir que Uberaba estivesse entre as cidades credenciadas. Agora, com a verba de incentivo, será possível que o Hospital Escola contrate mais médicos e comprem novos equipamentos para fazer tais procedimentos”, adiantou Sawan.

Em todo o estado de Minas Gerais, a demanda reprimida para este tipo de cirurgia é muito alta. Porém, em Uberaba, existem apenas seis crianças aguardando na fila. “Essas cem cirurgias não se resumem apenas a Uberaba. Vamos atender Minas Gerais inteiro aqui e precisamos estar preparados”, disse o diretor de regulação Eurípedes Leitão.

Já foram realizadas três reuniões técnicas em Belo Horizonte com representantes da Secretaria de Saúde de Uberaba, do Governo do Estado e do Hospital Escola para a organização do fluxo de atendimento e a determinação do início dos procedimentos que estão previstos para maio.

 

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar