WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/03/2014 - Saúde promove evento em comemoração ao Dia Mundial de Controle da Tuberculose

A Secretaria de Saúde de Uberaba, em parceria com o Hospital de Clínicas da UFTM, fará um evento de prevenção no Dia Mundial de Controle da Tuberculose na próxima segunda-feira (24) das 8h às 12h no calçadão da Artur Machado. Serão realizadas atividades de mobilização social, além de pedágio educativo para a divulgação e sensibilização da população sobre a doença, com a finalidade de aumentar a detecção de casos de tuberculose na comunidade, ainda no início da doença.

No local haverá banners, faixas e distribuição de panfletos educativos. Além de uma referência técnica do município, uma equipe do Programa de Educação para o Trabalho (PET) da UFTM também ajudará no evento.

As atividades seguem, ainda, durante toda a semana nas Unidades de Saúde, onde os profissionais farão uma busca ativa pela doença nos pacientes por meio de avaliações e exames. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menor será o tempo de transmissão e menor o risco de pessoas serem contaminadas. Um estilo de vida saudável também contribui para diminuir o adoecimento das pessoas por Tuberculose”, ressaltou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.

A Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecciosa (que pode passar de uma pessoa para outra), transmitida pelo microorganismo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo, também conhecido como 'tísica', 'mancha no pulmão' ou 'pulmão fraco'. É uma doença que atinge principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos como: rins, ossos, pleura, meninges e gânglios.

É transmitida quando uma pessoa com tuberculose pulmonar, tosse, fala ou espirra. O contato próximo e permanente com a pessoa doente em ambiente com pouca ventilação e luz solar facilita o contágio. Pessoas diabéticas e as infectadas pelo vírus da AIDS têm maior chance de contaminação, por isso, devem estar mais atentas aos sintomas da Tuberculose.

Pessoas com tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, são consideradas suspeitas para tuberculose e devem procurar um serviço de saúde o mais rápido possível para serem examinadas. Os outros sintomas são: suor noturno, febre vespertina, perda de peso, dor torácica e falta de apetite.

O tratamento é gratuito, dura em média seis meses e é feito com a combinação de quatro antituberculostaticos. O melhor modo de prevenção é o tratamento do doente.

Em Uberaba, todas as unidades de saúde estão aptas a atender pacientes com suspeita de Tuberculose. Em 2013, no município, foram diagnosticados 69 casos de todas as formas, sendo que 20 casos obtiveram cura, 25 estão em tratamento, sete pacientes abandonaram o tratamento, sete pacientes foram a óbito, cinco pacientes tiveram seu diagnóstico mudado de Tuberculose para outra doença, três pacientes foram transferidos para outro município e dois pacientes transferidos para outro Estado. Em 2014, até o momento, foram 14 casos diagnosticados, com dois óbitos, três transferências e nove pacientes ainda estão em tratamento.

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar