WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/03/2014 - Estratégia da Saúde contra a dengue funciona e Uberaba é exemplo em Minas Gerais

Combate com tecnologia avançada deixa Uberaba em 28° lugar no ranking de casos do Estado. No ano passado, a cidade estava na 2ª posição no mesmo período.

 

 

O ultimo levantamento de casos confirmados em Minas Gerais feito pela Secretaria de Estado de Saúde mostrou Uberaba na 28ª posição muito atrás de cidades como Uberlândia, Paracatu, Passos e Patos de Minas. A atualização feita mostra os resultados desde o dia 1 de janeiro até o dia 14 de março. No ano passado, Uberaba era a vice-líder em casos confirmados de dengue e perdia apenas para Belo Horizonte neste mesmo período.

O secretário de Saúde de Uberaba Fahim Sawan disse querer muito mais. “Ainda tem chovido muito e Uberaba é uma cidade que possui criadouros naturais e históricos. Além disso, temos que ser mais rigorosos com terrenos e quintais sujos bem como com quem suja as ruas da cidade jogando copos, garrafas, latinhas e tudo mais. Estaremos em alerta até o início de maio, que é quando chega o frio e diminui as infestações. Vamos trabalhar incessantemente até lá e precisamos da ajuda da população” completa.

Além do UBV Pesado (Fumacê), as MOTOFOGs (Fumacê de moto) e o MI Dengue (Monitoramento em tempo real), Uberaba combate a dengue com a criação de CEDs (Centros Especializados em Dengue) para hidratação de pessoas com suspeita de portar o vírus, combate com bombas costais e AeroSystem no interior das residências, visitas de casa em casa instruindo moradores e ajudando no combate focal, ações educativas como distribuição de repelentes, inseticidas e revistas educativas, recolhimento de pneus, mutirões de limpeza, parceria com a mídia para o alerta em massa da proliferação do mosquito, parceria com igrejas e empresas privadas para educação da população de maneira geral.

A Tabela com as 15 primeiras cidades no ranking de casos de dengue divulgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais segue abaixo:

Paracatu

593

Morada Nova de Minas

115

Brasilândia de Minas

321

10°

Felixlândia

105

Uberlândia

256

11°

Campina Verde

94

Belo Horizonte

248

12°

Ipatinga

88

Passos

223

13°

Sabará

46

Unaí

189

14°

Governador Valadares

42

Campo Belo

124

15°

Patos de Minas

41

Divinópolis

118

28°

Uberaba

18

           Tabela Divulgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais no dia 14/03/2014.

Nesta semana a secretaria de Saúde confirmou mais casos de dengue. Atualmente foram registrados 34 casos positivos no município de janeiro a março, o que significa uma melhora de aproximadamente 98,4% com relação ao ano passado. A melhora também reflete no número de óbitos. Em 2014 a cidade não registrou nenhum óbito por dengue, no ano passado, no mesmo período, a dengue já tinha matado 13 pessoas. Abaixo segue um comparativo entre 2013 e 2014:

 

Casos Positivos

Óbitos

 

Janeiro

Fevereiro

Março

Total

Janeiro

Fevereiro

Março

Total

2013

515

850

743

2108

2

6

5

13

2014

9

19

6

34

0

0

0

0

 

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, explica que a diferença nos números de casos com os dados do Estado são naturais pelo tempo que leva para a sorologia ficar pronta. “Nós só finalizamos os casos para o Estado quando nos chega a sorologia. Nós colhemos o material do paciente, enviamos para o Estado e ele nos enviam o resultado de 15 a 30 dias depois. Então, alguns resultados que estão chegando agora, são de fevereiro e outros do início de março” explica.

O próximo ranking das cidades com mais casos positivos de Minas Gerais deve sair no dia 29 deste mês. Enquanto isso, o secretário Fahim já preparou todas as unidades de saúde da cidade para receber pacientes que tenham qualquer sintoma relacionado à dengue. “Não podemos esperar que exames comprovem que é dengue. Se o paciente chegar na unidade com alguns sintomas que nos mostrem isso, vamos trata-lo como se fosse. Já implantamos cadeiras de hidratação nas unidades e estamos sempre alerta para qualquer caso que apareça. O importante é que não temos nenhum paciente internado com a forma grave da doença, todos que tiveram diagnóstico positivo já estão em casa e bem” finaliza.

 

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar