WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

19/03/2014 - Settrans finaliza projeto de Blitz Educativa

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settrans, por meio da Seção de Educação no Trânsito, finalizou os trabalhos de Blitz Educativa que a seção vem desenvolvendo desde o dia 21 de janeiro desse ano.

O projeto, finalizado nesta terça-feira, dia 18, foi realizado uma vez por semana, nas terças-feiras. A blitz ocorreu no entroncamento entre a Rua Capitão Manoel Prata com a Rua Alberto Martins Fontoura. Os motoristas foram abordados pela equipe da Settrans, que realizaram a entrega de folders e passaram informações quanto aos cuidados no trânsito.

O chefe de Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis destaca que durante os três meses de realização do projeto, ocorreram blitz educativas nos pontos apontados pela Polícia Militar como áreas críticas.

As imprudências identificadas pela equipe em geral se referem a não utilização do sinto de segurança, avanços de sinal vermelho e motociclistas com viseiras levantadas. “São os mesmos erros desde o começo. Nas primeiras blitz sentimos que a situação estava ruim, quando voltamos uma segunda vez chegamos a sentir uma melhora na postura dos motoristas que não apresentavam mais tantas infrações, porém nessa nossa última rodada, quando voltamos pela terceira vez aos mesmos locais, atestamos que a situação ainda está deixando muito a desejar e não apresentou melhora significativa”, explica Hélio.

O chefe de seção adianta que o próximo passo será realizar uma reunião prevista para o próximo dia 25. “Faremos um levantamento dos dados coletados pela nossa equipe e vamos discutir com nossos parceiros quais serão nossos próximos passos. Vamos estudar os problemas que identificamos para tentar melhorar os pontos onde é possível ser melhorado”, aponta Hélio.

Dos locais onde foram realizadas as Blitz será estudado o que cada local precisa para diminuir os índices de acidente. “Analisamos a infraestrutura, se precisa de obras para melhorar o local, se a estrutura do trânsito precisa de alterações com relação à pintura e semaforização e estudamos se na verdade, o que realmente precisa é reforçar a educação dos motoristas”, explica Hélio.

Os pontos analisados serão discutidos na reunião com o intuito de verificar se será necessário partir para uma ação punitiva desses motoristas. Hélio esclarece que outros trabalhos de Blitz educativas ainda serão realizados nesse ano, mas em outros locais que se façam necessário, conforme indicação da Polícia Militar.

O trabalho de educação no trânsito vem sendo desenvolvido em parceria com a Patrulha de Trânsito – Patran do 4º Batalhão da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Conselho Comunitário de Segurança Pública – Consep da Área Integrada de Segurança Pública – Aisp 83 que fica no Bairro Abadia, a Guarda Municipal, o Sest-Senat, e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Uberaba – Asapeu.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar