WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

15/03/2014 - Novos paradigmas para o Sistema Nacional é discutido em conferência

Foto: Enerson Cleiton

A 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil de Uberaba foi realizada na sexta-feira, dia 14, no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – SETTRANS, por meio da Defesa Civil, em conjunto com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – AMVALE.

O tema da conferência foi “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”. Foram discutidos quatro eixos temáticos sendo eles. Gestão Integrada de riscos e resposta a desastres, em que foram pensadas, quais ações devem ser priorizadas para a implantação de uma Gestão Integral de Riscos e Respostas a Desastres, considerando os dispositivos legais presentes na Lei noº 12.608/2012 e a futura regulamentação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC.

O segundo eixo temático foi a Implantação de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil, onde foram pensadas quais ações devem ser priorizadas para que exista integração entre as políticas públicas setoriais e a Política Pública Nacional de Proteção e Defesa Civil, considerando os governos municipais, estaduais, distrital e o Governo Federal.

O terceiro eixo temático abordou o tema, Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil, em que se discutiram quais ações devem ser prioridades para a implantação da gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil, enfatizando o conhecimento em nível social, organizacional e individual.

O quarto eixo discutido foi o tema, Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes, nessa questão, buscou-se definir quais as ações devem ser priorizadas para que tenhamos cidades mais resilientes. A missão da conferência foi elaborar propostas, sendo 10 princípios e 30 diretrizes para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ao final, 09 delegados titulares e 09 suplentes foram eleitos para levar as propostas elaboradas à 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil – 1ª CEPDC.

O coordenador da Defesa Civil – Evaldo Faquinelli destacou a importância de toda a população pensar e se envolver com as questões que envolvem a Defesa Civil. “Realizamos um trabalho de extrema relevância para toda a população, tanto pelas atividades de prevenção, quanto pela atuação em casos de riscos e desastres”, afirma Evaldo.

A assessora do Departamento de Projetos Estratégicos e Capitação de Recursos da Amvale, Gleicemar Barcelos destaca que foi feita uma convocação aos municípios que integram a Amvale, para que eles participassem da Conferência Intermunicipal. Segundo ela, a intenção era aproveitar da experiência de Uberaba para formatar o trabalho desenvolvido nos outros municípios. “Temos municípios de porte muito pequeno e com infraestruturas muito precárias, a nossa ideia é que através da Amvale possa se criar um grupo de trabalho micro regional, para acudir e colaborar com os municípios que estejam passando por problemas no qual a Defesa Civil possa ajudar”, afirma Gleicemar.

A Conferência Intermunicipal envolve os 13 municípios que compõem a AMVALE sendo eles, Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo.

O secretário de Trânsito, Emanuel Kappel destaca a importância do poder público em desenvolver um processo de Defesa Civil que seja capaz de fazer principalmente a prevenção de desastres naturais e até dos que não são naturais, assegurando a proteção da população. “O prefeito Paulo Piau já nos sinalizou com a intenção de melhorar a estrutura da Defesa Civil. Além disso, contamos com a Amvale para sensibilizar os poderes públicos municipais, de forma que possamos desenvolver um projeto de possibilidade regional, criando assim uma estrutura capaz de atuar de forma preventiva em todo o município e região”, explica Kappel.

Para o Prefeito Paulo Piau, a evolução global com o crescimento das cidades, acarretam intervenções na natureza que podem por em risco a vida da população. “O papel da Defesa Civil é de ficar de olho nas possibilidades de desastres e trabalhar preventivamente para que o dano não aconteça, ou pelo menos minimizar as perdas em casos de danos. Essa conferência tem extrema importância por discutir estratégias e ações para que tenhamos uma equipe que saiba atuar no momento certo”, destaca Piau.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar