WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/03/2014 - Novo LIRAa deve sair no final dessa semana

A Secretaria de Saúde de Uberaba, através do Departamento de Zoonoses, iniciou na última terça-feira (11), o 2º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2014. A previsão é que a equipe termine o trabalho nesta sexta-feira (14) e já no sábado (15), o resultado seja entregue para o secretário Fahim Sawan.

Cerca de seis mil residências serão visitadas para o levantamento, durante essa semana. “Nós esperamos que o LIRAa venha confirmar o que o nosso monitoramente em tempo real mostra toda semana. Está sendo feito um trabalho eficiente com os Motofogs, mutirões e visitas em casa e a expectativa é que o índice de infestação seja menor que 1,5%. Nesse mesmo período em 2013, o índice foi de 3,28%. Também nunca é demais relembrar a importância de manter os quintais sempre limpos”, destacou Fahim.

O LIRAa é uma exigência do Ministério da Saúde e acontece três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro. Em janeiro de 2013, o índice de infestação foi de 5,34%, enquanto no mesmo período de 2014 ele foi de 2,30%, com 60% de redução. Em outubro de 2013 o índice foi de 0,70%.

De acordo com o diretor do departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, todos os agentes, cerca de 140, estão trabalhando no LIRAa. “O levantamento está sendo feito em toda a cidade, bairro a bairro, sendo que nosso programa de computador é que seleciona as casas que serão visitadas. Os agentes saem a procura de larvas, capturam o que acham e analisam dentro do nosso laboratório para ver se é uma larva do Aedes ou uma Culex, de pernilongo normal”, explicou.

Barbosa também ressaltou que após o resultado do LIRAa são decididas as ações necessárias. “O levantamento mostra onde o índice está mais alto e onde é preciso centrar mais o trabalho”, concluiu.

Fumacê e Motofog

Nesta sexta-feira (14), o Fumacê passará pelos bairros Josa Bernardino, Residencial Estados Unidos I e II, Morada do Sol, Boa Vista, Vila João Pinheiro, Cássio Resende, Frei Eugênio e Guanabara, das 17h às 22h.

Já o Motofog, passará nos bairros Leblon, Calixto Cecílio, Vila Celeste, Pontal, Mercês, Bom Retiro e Cidade Jardim, das 5h às 7h, e no Residencial Nova Era, Beija Flor I, II e III, Morumbi I e II, Francisco Angoti e Morada Du Park, das 17h às 22h.

 

Jorn. Marcela Matarim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar