WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

14/03/2014 - 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil acontece nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 14, acontece a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil de Uberaba. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – SETTRANS, por meio da Defesa Civil, em conjunto com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – AMVALE organizaram a conferência que será realizada, no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura, das 8h às 18h.

O secretário de Trânsito, Emanuel Kappel, explica que o leque da conferência foi ampliado para atender aos municípios vizinhos pertencentes à Amvale. “É importante termos uma preocupação regional, principalmente no âmbito da Defesa Civil, já que é um setor que sempre impacta em Uberaba. Em casos de desastres naturais, por exemplo, Uberaba por ser um município polo, acaba atuado na prestação de socorro, onde são utilizados os hospitais, o corpo de bombeiros, e uma série de outros setores”, afirma Kappel.

A Conferência Intermunicipal envolve os 13 municípios que compõem a AMVALE sendo eles, Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo.

“Dos municípios que compõem a AMVALE, seis deles não possuem uma Defesa Civil constituída, portanto, estamos fornecendo a eles todo o material que é indispensável para a caracterização legal de uma Defesa Civil para que eles possam se enquadrar nas exigências nacionais e conquistar recursos para investir na proteção da cidade”, ressalta Kappel.

É importante destacar que, para que um município possa ter acesso aos recursos que são disponibilizados pelo governo federal e estadual, é necessária a realização da conferência municipal e a subsequente participação nas conferencias estaduais e nacionais. Neste ano a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil será realizada no mês de abril e a 2ª Conferência Nacional de Defesa Civil - CNPDC, em maio.

O objetivo da conferência é mapear os riscos e a realidade dos municípios no que tange a ocorrência de desastres, propor princípios e diretrizes para sua redução e melhorar a qualidade de vida da população. A Defesa Civil é a força conjugada entre o poder público e a sociedade para agir antes, durante e depois de grandes acidentes e desastres, buscando evitar ou reduzir danos.

No intuito de informar a população, a Defesa Civil disponibiliza no site da prefeitura (www.uberaba.mg.gov.br) as orientações com relação a cuidados com a dengue, atenção a áreas de risco, como para casos de desmoronamento, cuidados especiais nos dias de chuva forte, ventanias e raios, além de diversas outras questões. Em casos de emergência o telefone da Defesa Civil é o 199.

Programação - Após o início da Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil às 8h, será realizada uma apresentação e aprovação do regulamento da Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Em seguida serão proferidas palestras sobre a Campanha por Cidades Resilientes da ONU, os Aspectos da Defesa Civil local e a Metodologia e Eixos Temáticos da 2ª CNPDC.

As 12h terá um intervalo com retorno marcado para as 13h30. No período da tarde serão formados os grupos de trabalho por eixo temático. Esses grupos deverão debater e elaborar propostas de princípios e diretrizes referentes ao próprio tema. Em seguida terá um pequeno intervalo às 16h30, quando será feita a validação e priorização das propostas apresentadas. Nesse período também ocorrerão às inscrições de candidaturas de delegados para a conferência estadual. Às 17h30 acontece a plenária de encerramento com a apresentação e validação dos relatórios dos grupos de trabalho. Ao final será feita a eleição dos delegados que levarão as propostas aprovadas para a conferência estadual.

 

Jorn. Natália Melo

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar