WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

13/03/2014 - Aspectos da Defesa Civil local serão discutidos em Conferência nesta sexta-feira

A 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil de Uberaba será realiza nesta sexta-feira, dia 14, das 8h às 18h, no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – SETTRANS, por meio da Defesa Civil, em conjunto com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – AMVALE.

Conforme a programação, após o início da conferência às 8h, será realizada uma apresentação e aprovação do regulamento da Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Em seguida serão proferidas palestras sobre a Campanha por Cidades Resilientes da ONU, os Aspectos da Defesa Civil local e a Metodologia e Eixos Temáticos da 2ª Conferência Nacional de Defesa Civil - CNPDC.

As 12h terá um intervalo com retorno marcado para as 13h30. No período da tarde serão formados os grupos de trabalho por eixo temático. Esses grupos deverão debater e elaborar propostas de princípios e diretrizes referentes ao próprio tema. Em seguida terá um pequeno intervalo às 16h30, quando será feita a validação e priorização das propostas apresentadas. Nesse período também ocorrerão às inscrições de candidaturas de delegados para a conferência estadual. Às 17h30 acontece a plenária de encerramento com a apresentação e validação dos relatórios dos grupos de trabalho. Ao final será feita a eleição dos delegados que levarão as propostas aprovadas para a conferência estadual.

O objetivo da conferência é mapear os riscos e a realidade dos municípios no que tange a ocorrência de desastres, propor princípios e diretrizes para sua redução e melhorar a qualidade de vida da população. A Defesa Civil é a força conjugada entre o poder público e a sociedade para agir antes, durante e depois de grandes acidentes e desastres, buscando evitar ou reduzir danos.

É importante destacar que, para que um município possa ter acesso aos recursos que são disponibilizados pelo governo federal e estadual, é necessária a realização da conferência municipal e a subsequente participação nas conferencias estaduais e nacionais. A 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil será realizada no mês de abril e a 2ª CNPDC, em maio.

A Conferência Intermunicipal envolve os 13 municípios que compõem a AMVALE sendo eles, Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar