WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

12/03/2014 - Prefeitura prepara 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – SETTRANS, por meio da Defesa Civil, juntamente com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – AMVALE, realizam nesta sexta-feira, dia 14, a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O evento acontecerá no anfiteatro do Centro Administrativo, das 8h às 18h.

O intuito da conferência é mapear os riscos e a realidade dos municípios no que tange a ocorrência de desastres, propor princípios e diretrizes para sua redução e melhorar a qualidade de vida da população. A Defesa Civil é a força conjugada entre o poder público e a sociedade para agir antes, durante e depois de grandes acidentes e desastres, buscando evitar ou reduzir danos.

Com a realização da Conferência Intermunicipal Uberaba e os outros 12 municípios que compõem a AMVALE poderão participar da 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil no mês de abril e da 2ª Conferência Nacional em maio. Compõem a AMVALE os municípios de Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Pirajuba, Planura, Sacramento, Santa Juliana e Veríssimo.

O secretário de Trânsito, Emanuel da Paixão Kappel, frisa que a atuação da Defesa Civil tem se consolidado e tornado cada vez mais relevante para um município. “Em casos de catástrofes diversas, a união e o estado disponibilizam recursos de toda ordem em auxílio aos municípios. Ter um órgão preparado a atuar em momentos de crise é essencial e para a segurança da população. Mas para ter esse apoio com maior agilidade é importante que os municípios estejam preparados, cumprindo com as determinações do governo federal e do estadual”, explica.

Para que um município possa ter acesso aos recursos que são disponibilizados pelo governo federal e estadual, é necessária a realização da conferência municipal e a participação nas demais conferências.

O secretário explica que em Uberaba não há problemas graves de catástrofes, porém, existem muitas regiões sensíveis que apresentam pontos de risco em potencial. “A Defesa Civil trabalha preventivamente nesses campos, mas ainda é preciso ampliar seu leque de atividades. A conferência irá discutir esses aspectos locais com o intuito de buscar soluções aos problemas enfrentados”, destaca Kappel.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar