WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

01/03/2014 - Diminui o número de bairros em situação crítica depois do Motofog

O levantamento da semana epidemiológica 9, feito pela secretaria de Saúde de Uberaba, mostra uma grande diminuição no número de bairros em estado crítico. Apesar de 32 bairros estarem em estado de alerta, apenas doze deles estão no crítico. A diminuição dos IMFAs (Infestação Média do Aedes Aegypt) também está ligada ao uso do Motofog. Na semana epidemiológica 7, quando os veículos começaram a ser usados, o IMFA geral da cidade estava em 0.44 e o número de bairros em estado de alerta era de 48, sendo que 38 deles estavam em estado crítico. Hoje, o IMFA geral da cidade é de 0.21 e o número de bairros em estado crítico caiu consideravelmente.

Apesar de a situação estar controlada, o secretário Fahim Sawan alerta a população para não se descuidar. “Tire 15 minutinhos de manhã para olhar o quintal e ver se não ficou água acumulada em um brinquedo de criança, pratinho de planta, bebedouro do animal de estimação, tampinhas, latinhas, garrafas, enfim, tudo que possa ser criadouro do mosquito. Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos que a população faça a parte dela” disse.

Segue abaixo os IMFAs de cada bairro em estado de alerta (laranja) ou crítico (vermelho) na Semana Epidemiológica 9:

JD CALIFORNIA

1,6

FLAMBOYANT 2

0,5

TUTUNAS

1,5

MARINGA

0,5

SAO SEBASTIAO

1,25

SILVERIO CARTAFINA

0,5

MANOEL MENDES

1,17

UMUARAMA

0,5

CIDADE JARDIM

1

VL SAO VICENTE

0,5

JD BARONESA

1

SAO BENEDITO

0,48

JD MANHATTAN

1

PQ SAO GERALDO

0,43

PQ DAS GAMELEIRAS 2

1

PQ SAO JOSE

0,4

SAO CRISTOVAO

0,75

VALIM DE MELO

0,4

JD ALEXANDRE CAMPOS

0,67

VL MARIA HELENA

0,4

VL CELESTE

0,67

SANTA MARTA

0,36

RES 2000

0,64

JOSE BARBOSA

0,33

CIDADE NOVA

0,57

MERCES

0,33

BEIJA FLOR 3

0,5

PLANALTO

0,33

BOM RETIRO

0,5

REC DAS TORRES

0,33

CALIXTO CECILIO

0,5

PQ DO MIRANTE

0,31

Número de casos positivos

Nesta semana foram confirmados mais oito casos positivos de dengue, totalizando 18 em 2014. Todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo de dengue neste ano já estão em casa, de alta, se tratando. Nenhum óbito foi registrado por dengue em 2014.

Além do UBV Pesado (Fumacê), as MOTOFOGs (Fumacê de moto) e o MI Dengue (Monitoramento em Tempo Real), Uberaba combate a dengue com a criação de CEDs (Centros Especializados em Dengue) para hidratação de pessoas com suspeita de portar o vírus, combate com bombas costais e AeroSystem no interior das residências, vistas de casa em casa instruindo moradores e ajudando no combate focal, ações educativas como distribuição de repelentes, inseticidas e revistas educativas, recolhimento de pneus, mutirões de limpeza, parceria com a mídia para o alerta em massa da proliferação do mosquito, parceria com igrejas e empresas privadas para educação da população de maneira geral.

O secretário Fahim lembra que todas as unidades de saúde estão preparadas para receber qualquer paciente que apresente algum sintoma de dengue. Os Centros de Hidratação tem estrutura e profissionais qualificados para lidar com a dengue. “Não deixem de procurar as nossas UPAs, UMSs ou UBSs em caso de suspeita de dengue, principalmente aquelas pessoas que já tiveram dengue uma vez” disse Fahim.

 

Jorn. Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar