WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

19/02/2014 - Em prol do projeto “Carnaval Consciente” equipe da Educação no Trânsito realiza doação de sangue

A equipe da Seção de Educação no Trânsito, da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans) dá exemplo e nesta quinta-feira, dia 20, 05 (cinco) servidores farão a doação de sangue no Hemocentro Regional de Uberaba. Segundo o chefe de Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis a mobilização faz parte do projeto “Carnaval Consciente”, realizado pela Settrans em parceria com o Hemocentro.

Ainda de acordo com Hélio Reis os servidores com condições de doar foram mobilizados e atenderam ao chamamento.  Ao todo serão cerca de 15 doadores divididos em turmas. A primeira turma fará a doação nesta quinta-feira, às 15h no Hemocentro Regional de Uberaba. “Pode parecer um número pequeno de doadores, mas uma doação pode salvar até quatro vidas”, ressalta Hélio Reis.

O “Carnaval Consciente” acontece em conjunto com as “Paradas Educativas” e tem como principal objetivo evitar que o Hemocentro fique com o estoque baixo durante o período carnavalesco e alertar a população para a importância de doar sangue. “Nós temos que dar o exemplo, não adianta incentivarmos a doação se nós mesmos não fizermos nossa parte”, enfatiza o chefe de Seção de Educação no Trânsito.

Para ser um doador é necessário ter mais de 18 e menos de 60 anos, pesar mais de 50 kg, não estar grávida, não estar amamentando, ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não ser epilético, diabético e não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como: não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos três meses e usar drogas injetáveis.

O Hemocentro Regional de Uberaba fica na avenida Getúlio Guaritá, 240. O Hemominas atende 27 instituições hospitalares, entre elas, o Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e o Hospital Universitário da Universidade de Uberaba. Sob sua supervisão estão nove agências transfusionais instaladas em Uberaba, Ibiá, Campos Altos, Sacramento, Conceição das Alagoas, Frutal, Iturama e em Araxá. Em média, são feitas mais de 1.200 coletas de sangue e 1.600 transfusões de hemocomponentes por mês.

 

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar