WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

15/02/2014 - Ações da Settrans geram resultados positivos

As ações de “Paradas Educativas”, realizadas pela Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais (Settrans), por meio da equipe de Educação no Trânsito geram resultados positivos. As ações de conscientização tiveram início em março de 2013 e segundo o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis, até o momento registra-se uma queda de 60% de infrações relacionadas ao uso do cinto de segurança e telefone celular.

“Interessante foi observar que as ações contínuas nas ruas têm levado as pessoas a usar com mais frequência o cinto de segurança e menos o celular. Muitas vezes apenas a visão dos educadores levam os motoristas a, rapidamente, colocar o cinto de segurança, como se nós fossemos os instrumentos que lembram as pessoas de suas responsabilidades”, afirma Hélio Reis.

A Parada Educativa conta com o apoio da Guarda Municipal, ASAPEU (Associação de Aposentados e Pensionistas de Uberaba), Policia Militar, o Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública) e Aisp (Área Integrada de Segurança Pública).

Segundo a psicóloga e educadora da Seção de Educação no Trânsito, Bethsy Patrícia Céspedes Brett, a principal infração cometida pelos motoristas ultimamente é parar em cima da faixa de pedestre e atravessar no sinal amarelo. “Educar não é fácil, mas a gente tem procurado usar um tom de brincadeira, porque essa integração é importante. Esse é um trabalho lento e difícil e a ideia é fazer essas paradas na cidade inteira”, afirma a Patrícia Brett.

Carnaval Consciente

Em conjunto com as “Paradas Educativas” a Equipe de Educação no Trânsito realiza o projeto “Carnaval Consciente” que é uma serie de ações visando conscientizar a população sobre a doação de sangue, principalmente no período carnavalesco, visto que nesses dias o número de doadores diminui consideravelmente.

“Falar de doação de sangue é falar de vida. O Hemocentro tem a necessidade frequente de doadores, pois atende a toda região. Porém, não só agora, deve ser um trabalho constante”, ressalta Hélio Reis.

 Ele diz também que o objetivo desse projeto é evitar que o Hemocentro fique com o estoque baixo durante o período carnavalesco e alertar a população para a importância de doar sangue. “Estamos ajudando nessa divulgação, procurando despertar o espirito de cidadania em nossa população”, finaliza.

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar